Sexta, 07 de Maio de 2021
32988505633
Saúde Vacinação

Prefeitura faz levantamento dos trabalhadores da saúde para comprovar o déficit de doses de vacinas destinadas à Ubá

A ação não configura cadastro para receber a vacina imediatamente

19/04/2021 14h13 Atualizada há 1 semana
243
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação da PMU
Profissional de saúde recebe vacina contra a Covid-19 em Ubá — Foto: Prefeitura de Ubá/Arquivo
Profissional de saúde recebe vacina contra a Covid-19 em Ubá — Foto: Prefeitura de Ubá/Arquivo

Visando apresentar ao Ministério da Saúde e demais instâncias o déficit de doses de vacinas destinados ao município de Ubá frente à demanda da população inserida como público alvo das etapas iniciais do Plano Nacional de Imunização, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, até às 12h de terça-feira  (20/04), o levantamento do número de trabalhadores da saúde do município.

Segundo a Prefeitura, a ação neste momento trata-se apenas de levantamento visando comprovar o real público desta categoria no município, tendo em vista que a estimativa do Ministério para envio das doses é baseada em dados que não tem traduzido o real cenário da cidade. 

Quem são os trabalhadores dos serviços de saúde?

Segundo o PNI (Plano Nacional de Imunização), trabalhadores dos serviços de saúdesão todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da  educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex.cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.  (Nessa estratégia será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde.)

O formulário está disponível em www.uba.mg.gov.br e será encerrado no dia 20/04 (terça-feira), às 12 horas. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ubá - MG
Atualizado às 19h27 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 33°

24° Sensação
13.1 km/h Vento
59.5% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (08/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias