Sábado, 19 de Junho de 2021
32988505633
Saúde Vacinação

Começa a vacinação para pessoas a partir de 33 anos com comorbidades ou deficiências permanentes

A Prefeitura abriu também o pré-cadastro de profissionais de saúde inscritos no CNES e que trabalham diretamente com pacientes

31/05/2021 14h21 Atualizada há 2 semanas
155
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação da PMU
Reprodução Internet
Reprodução Internet

 A Prefeitura iniciou hoje, (31/05), a vacinação de pessoas a partir de 33 anos de idade com comorbidades ou deficiências permanentes. Além disso, continua a programação para gestantes e puérperas com ou sem comorbidades e segundas doses. O calendário vai de 31 de maio a 2 de junho. 

O cadastro para pessoas de 18 a 49 anos com comorbidades pode ser feito clicando aqui. Pessoas com comorbidades de 50 anos de idade ou mais, cujo cadastro já foi encerrado, e que não tenham se cadastrado e nem tomado a vacina podem procurar os pontos de vacinação nas datas indicadas e receber a vacina.

A Prefeitura abriu também o pré-cadastro de profissionais de saúde inscritos no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e que trabalham diretamente com pacientes como: Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Psicólogos, Fisioterapeutas, Bioquímicos, Farmacêuticos, Odontólogos, Auxiliares de Saúde Bucal, Nutricionistas, Cuidadores de Idosos, Assistentes Sociais, Auxiliares de Farmácia e Biomédicos. 

Importante: A partir de agora será exigida a apresentação de comprovante de residência também para a segunda dose.

Documentos obrigatórios para pessoas com comorbidades: Cartão de vacinação, CPF, documento de identidade com foto, comprovante de residência em Ubá no nome da pessoa a ser vacinada (ou Declaração de residência em Ubá da ESF a qual pertence, ou Declaração da Policlínica para áreas descobertas), LAUDO MÉDICO COMPROVANDO A COMORBIDADE E RECEITA MÉDICA JÁ UTILIZADA, EMITIDA NOS ÚLTIMOS SEIS MESES, COMPROVANDO O USO DE MEDICAÇÃO REFERENTE A COMORBIDADE.

Documentos obrigatórios para pessoas com deficiências permanentes CADASTRADAS no BPC/LOAS: Cartão de vacinação, CPF, documento de identidade com foto, comprovante de residência.

Documentos obrigatórios para pessoas com deficiências permanentes NÃO CADASTRADAS no BPC/LOAS: Cartão de vacinação, CPF, documento de identidade com foto, comprovante de residência no nome do responsável legal e LAUDO MÉDICO COMPROVANDO A DEFICIÊNCIA.

Documentos obrigatórios para gestantes e puérperas COM OU SEM COMORBIDADE: Cartão de vacinação, CPF, documento de identidade com foto, comprovante de residência em Ubá no nome da pessoa a ser vacinada (ou Declaração de residência em Ubá da ESF a qual pertence, ou Declaração da Policlínica para áreas descobertas), cartão da gestante.

Obs¹: No caso do laudo médico, para não haver sobrecarga do médico da Atenção Primária, recomenda-se a procurar a Unidade Básica de Saúde que o usuário é cadastrado para obter um comprovante da comorbidade.

Obs²: No caso dos pacientes com obesidade mórbida grau 3, não será necessário apresentar receita médica, e sim apenas o laudo atestando a comorbidade.

Obs³: A descrição dos critérios de enquadramento de todas as comorbidades, conforme o PNI, encontra-se disponível ao final da página.

Programação de 31 de maio a 02 de junho

31/05 (segunda-feira), de 8h às 15h, no Horto Florestal (Drive Thru):

- Vacinação de 1ª dose de pessoas de 33 anos ou mais com comorbidades;

- Vacinação de 1ª dose de pessoas de 33 anos ou mais com deficiência permanente (com ou sem cadastro no BPC);

- Vacinação de 1ª dose de pessoas de gestantes e puérperas com idade acima de 18 anos (com ou sem comorbidades);

- Vacinação de 2ª dose de pessoas vacinadas com primeira dose de AstraZeneca até 25/03;

1º/06 (terça-feira), de 8h às 15h, no Horto Florestal (Drive Thru)

- Vacinação de 1ª dose de pessoas de 30 anos ou mais com comorbidades 

- Vacinação de 1ª dose de pessoas de 30 anos ou mais com deficiência permanente (com ou sem cadastro no BPC)

- Vacinação de 1ª dose de pessoas de gestantes e puérperas com idade acima de 18 anos (com ou sem comorbidades)

- Vacinação de 2ª dose de pessoas vacinadas com primeira dose de AstraZeneca até 25/03

02/05 (quarta-feira), de 8h às 15h, no Horto Florestal (Drive Thru)

- Vacinação de 1ª dose de pessoas de 27 anos ou mais com comorbidades 

- Vacinação de 1ª dose de pessoas de 27 anos ou mais com deficiência permanente (com ou sem cadastro no BPC)

- Vacinação de 1ª dose de pessoas de gestantes e puérperas com idade acima de 18 anos (com ou sem comorbidades)

- Vacinação de 2ª dose de pessoas vacinadas com primeira dose de AstraZeneca até 25/03

Descrição das Comorbidades incluídas como prioritárias para Vacinação contra a COVID-19

- Diabetes mellitus: Qualquer indivíduo com diabetes

- Pneumopatias crônicas graves: Indivíduos com pneumopatias graves incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática).

- Hipertensão Arterial Resistente (HAR): HAR= Quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de quatro ou mais fármacos antihipertensivos.

- Hipertensão arterial estágio 3: PA sistólica ≥180mmHg e/ou diastólica ≥110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade.

- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade: PA sistólica entre 140 e 179mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.

- Insuficiência cardíaca (IC): IC com fração de ejeção reduzida, intermediária ou preservada; em estágios B, C ou D, independente de classe funcional da New York Heart Association.

- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar: Cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária.

- Cardiopatia hipertensiva: Cardiopatia hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo).

- Síndromes coronarianas: Síndromes coronarianas crônicas (Angina Pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós Infarto Agudo do Miocárdio, outras).

- Valvopatias: Lesões valvares com repercussão hemodinâmica ou sintomática ou com comprometimento miocárdico (estenose ou insuficiência aórtica; estenose ou insuficiência mitral; estenose ou insuficiência pulmonar; estenose ou insuficiência tricúspide, e outras).

- Miocardiopatias e Pericardiopatias: Miocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática.

- Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas: Aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos

- Arritmias cardíacas: Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada (fibrilação e flutter atriais; e outras).

- Cardiopatias congênita no adulto: Cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, crises hipoxêmicas; insuficiência cardíaca; arritmias; comprometimento  miocárdico.

- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados: Portadores de próteses valvares biológicas ou mecânicas; e dispositivos cardíacos implantados (marca-passos, cardio desfibriladores, ressincronizadores, assistência circulatória de média e longa permanência)

- Doença cerebrovascular: Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular.

- Doença renal crônica: Doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica.

- Imunossuprimidos: Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV e CD4 <350 células/mm3; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas.

Anemia falciforme: Anemia falciforme.

Obesidade mórbida: Índice de massa corpórea (IMC) ≥ 40.

Síndrome de down: Trissomia do cromossomo 21.

Cirrose hepática: Cirrose hepática Child-Pugh A, B ou C.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ubá - MG
Atualizado às 19h16 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 29°

24° Sensação
14.3 km/h Vento
74.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias