Terça, 27 de Julho de 2021
32988505633
Saúde Saúde

Municípios da Regional de Ubá são recordistas em aplicação de testes de antígeno em Minas Gerais

última remessa de testes de antígenos recebidos pela GRS Ubá foi de 28.400 unidades

05/07/2021 16h04
90
Por: Redação Fonte: Keila Lima / saude.mg.gov.br
Reprodução Internet
Reprodução Internet

Um documento divulgado pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no dia 6 de junho, apontou a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá como a de maior número de testagem entre as 28 regionais de saúde do estado. A última remessa de testes de antígenos recebidos pela GRS Ubá foi de 28.400 unidades, recebidas no dia 29 de junho.

No início do ano, a central da SES-MG enviou para a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá 5.480 testes que pesquisam antígenos presentes no organismo do paciente. Em 20 minutos detectam a presença da proteína viral do SARS-CoV-2, que, tendo resultado positivo, significa infecção viral ativa.

Apesar da vacinação contra a covid-19 estar em andamento no Brasil, a pandemia do novo coronavírus continua afetando o país e o mundo. Dessa forma, é muito importante a aplicação de testes para detecção da doença, o que possibilita o rastreamento das infecções e medidas sanitárias para conter sua disseminação.

Os testes rápidos de antígenos são indolores, coletados com o auxílio de swab nas narinas dos pacientes. “Foi uma satisfação profissional o registro que os municípios da nossa jurisdição aderiram à testagem como um dos parâmetros para enfrentamento da pandemia, sendo um norteador e auxiliar em tomada de decisão em caso de surtos, ressaltando sempre que a estratégia efetiva para contenção da doença consiste no isolamento dos sintomáticos”, relatou Fábio Ribas, coordenador da Vigilância em Saúde da GRS Ubá.

As vantagens dos testes rápidos, que é o caso do antígeno, são a simplicidade de operação e interpretação, o baixo custo, a não-necessidade de equipamentos complementares e a rapidez do resultado. “Se aplicado seguindo boa estratégia, como o diagnóstico de hospitalizados com sintomas compatíveis onde foi perdida a oportunidade de coleta de PCR, ou avaliação de retorno ao trabalho para profissionais de saúde a partir do sétimo dia de sintomas, os testes rápidos se tornam importante ferramenta na gestão da saúde. E que bom que nossas 31 secretarias municipais entenderam esses benefícios e estão proporcionando o acesso à testagem para nossa população”, destacou Aline dos Santos de Almeida Prado, diretora da GRS Ubá.

Confira os grupos prioritários para triagem utilizando teste de antígeno, a partir de pacientes sintomáticos:

• TODOS os casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) admitidos em Unidades de Pronto Atendimento e/ou hospitais;

• Profissionais de saúde;

• Profissionais de segurança pública;

• Indivíduos privados de liberdade;

• Indivíduos em locais fechados com notificação de surto (nesse caso, em paralelo realizar a amostragem representativa recomendada para testagem por RT-PCR);

• Trabalhadores da educação e estudantes.

 

Por Keila Siqueira de Lima

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ubá - MG
Atualizado às 17h38 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 29°

26° Sensação
9.2 km/h Vento
35.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Quinta (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias