Domingo, 26 de Setembro de 2021
22°

Poucas nuvens

Ubá - MG

Cidade Pandemia

Prefeitura encerra atividades da Unidade de Atendimento Municipal COVID-19

Imóvel cedido pela Diocese de Leopoldina dispunha de 200 leitos e equipe 24 horas.

30/07/2021 às 16h36 Atualizada em 11/08/2021 às 11h11
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação da PMU
Compartilhe:
Unidade especial de atendimento terá atividades encerradas
Unidade especial de atendimento terá atividades encerradas

Com a melhora dos índices epidemiológicos da Covid no município e em toda região, a Prefeitura de Ubá encerra, nesta sexta-feira, 30 de julho, as atividades da Unidade de Atendimento Municipal COVID-19 instalada na Casa de Oração. A decisão já foi comunicada à Diocese de Leopoldina, que cedeu gratuitamente o espaço ao longo de todo o período de adaptação e funcionamento. Ainda assim, o local permanece à disposição do município, para retorno das atividades em caso de necessidade.

A partir da próxima segunda-feira, 02 de agosto, os serviços de testagem, de teleatendimento e de telemonitoramento de pacientes ofertados na unidade passarão a ser realizados, de segunda a sexta-feira, de 07 às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Bom Pastor e Cohab.

Para realização dos testes de Covid-19, os pacientes deverão ser encaminhados às UBS’s prestadoras do serviço pela unidade de saúde de referência do usuário. Os atendimentos serão realizados mediante agendamento. Pessoas com sintomas da doença também podem continuar procurando atendimento em um dos Pronto Atendimentos Municipais 24h, instalados no Hospital São Vicente de Paulo e no Hospital Santa Isabel.

Unidade de Atendimento Municipal COVID-19

Com o agravamento da crise sanitária da Covid-19 no município e em todo o país, que trouxe um aumento pela demanda dos serviços de saúde em um curto período de tempo, a Prefeitura de Ubá não mediu esforços para promover a ampliação da oferta de serviços de atendimento e de leitos para os indivíduos acometidos pela doença.

Para isolamento e monitoramento de pacientes, o município equipou e inaugurou a Unidade de Atendimento Municipal COVID-19 (Casa de Oração), em imóvel cedido pela Diocese de Leopoldina, com cerca de 200 leitos disponíveis e equipe 24 horas.

Com a cessão do espaço, o município não precisou criar estrutura de “hospital de campanha”, gerando grande economia sem prejudicar o atendimento aos necessitados.

Contando com profissionais de saúde capacitados, dentre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e serviços gerais, em pouco mais de um ano de funcionamento, a Unidade de Atendimento Municipal COVID-19 atendeu milhares de pacientes entre isolamentos, testagens e monitoramento.

Ao longo da pandemia, a unidade teve papel importante no enfrentamento e contenção de surtos da doença, inclusive o ocorrido no Asilo São Vicente de Paulo, proporcionando às pessoas o melhor e mais digno acolhimento possível neste momento tão crítico, além de auxiliar no suprimento das demandas de atendimento e monitoramento no sistema de saúde.

Agora, com o avanço da vacinação no município e o melhor controle sobre os índices da doença, o encerramento das atividades da Unidade de Atendimento Municipal COVID-19 torna-se um momento de alegria e esperança de que em um futuro próximo toda a população de Ubá possa voltar a viver normalmente.

À Diocese de Leopoldina, através da Paróquia São Sebastião, pela cessão do imóvel, a gratidão de todos os ubaenses. Às entidades que realizaram campanhas para doação de itens, nosso agradecimento pela solidariedade e atuação em um momento crucial. À todos os profissionais de saúde que se doaram para servir à nossa população na Unidade de Atendimento Municipal COVID-19/Casa de Oração, nossos mais sinceros agradecimentos, reconhecimento, votos de muita saúde e a certeza de que esse trabalho nunca será esquecido.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias