Domingo, 26 de Setembro de 2021
22°

Poucas nuvens

Ubá - MG

Cidade Trânsito

Saiba mais sobre a obra que provocou alterações no trânsito de Ubá

Alteração será limitada de segunda a sexta de 7:30h às 18h

08/09/2021 às 11h09 Atualizada em 13/09/2021 às 19h17
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Prefeitura de Ubá
Foto: Prefeitura de Ubá

Começou nesta quarta-feira, 8, as alterações que mudaram o sentido de algumas vias no trânsito ubaense. Essas alterações são válidas de segunda a sexta entre os horários de 7:30h e 18h, fora desse horário e nos finais de semana, as vias permanecem no sentido original.

As alterações não têm prazo definido pra se encerrarem, segundo a Copasa, o conjunto de obras, que começaram em fevereiro, devem durar 36 meses para serem finalizadas.

"As obras de ampliação e de melhorias do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Ubá estão avançando e várias frentes de trabalho atuam em diversos pontos da cidade.  A Copasa está investindo cerca de R$ 116 milhões na cidade. Quando finalizadas, as obras, previstas para durarem 36 meses,  vão beneficiar, diretamente, mais de 90% da população ubaense", informou a empresa através de seu site.

A ampliação e de melhorias do SES de Ubá contemplam a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade para tratar até 160 litros de esgoto por segundo; 15 unidades de bombeamento (estações elevatórias). Iniciadas em fevereiro deste ano, as obras permitiram a implantação de mais de 61 mil metros de redes coletoras e interceptores que conduzirão o esgoto para tratamento antes de ser devolvido ao Ribeirão Ubá. 

Ainda segundo a Copasa, as mudanças nas vias serão incômodas, mas servirão a um bem maior. "A Copasa entende que qualquer obra causa algum tipo de transtorno, especialmente quando se trata de um empreendimento de grande porte como o realizado em Ubá. Por isso, a empresa sabe o quanto é importante que a população esteja informada sobre o que está acontecendo e tenha consciência de que esses transtornos são passageiros, mas os benefícios que as obras trarão para a cidade serão permanentes", informou.

Carro da obra 

Diante disso, a empresa criou um novo formato de mobilização e comunicação com a sociedade, abrindo caminho para o “Carro da Obra”. “A ideia partiu da necessidade de termos um espaço onde pudéssemos conversar com a população sobre as obras do SES em Ubá. Afinal, desde o início dos trabalhos, a comunicação com a cidade vem sendo uma de nossas prioridades”, explicou Luiz Eduardo Carvalho Gomes, titular da Gerência Regional Ubá. 

O gerente acrescentou ainda que “era muito provável que se tivéssemos um ponto fixo para realizar esse trabalho, dificilmente as pessoas iriam até o nosso encontro. Então, nada mais justo e assertivo do que a Copasa ir ao encontro das pessoas no lugar em que elas estão e no momento em que as obras acontecem”. 

Atualmente, a ronda na cidade com o “Carro da Obra” vem sendo feita pelos membros da equipe socioambiental da Copasa em Ubá, Marcos Brás e Marcos Amaral, que diariamente percorrem as ruas onde as frentes de obras atuam ou começarão a atuar. Na oportunidade, eles conversam com a população sobre os benefícios gerados pelo empreendimento; o tempo previsto para a duração dele; explicam como funciona e como aderir à Tarifa Social da Copasa e ainda reforçam a necessidade do uso racional de água e o uso adequado das redes de esgoto; bem como aproveitam para ouvir as demandas dos moradores locais.

Desde que começou a circular na cidade, no início do mês de agosto, o “Carro da Obra” já esteve em aproximadamente 12 bairros, conforme pontuou Marcos Brás. “O Carro da Obra tem sido uma experiência bastante exitosa. Ele possibilita que a Copasa vá ao encontro dos clientes que estão diretamente impactados pelas obras e converse com eles. E percebemos o quanto a ideia está sendo bem recebida pelas pessoas”, destacou. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias