Domingo, 26 de Setembro de 2021
22°

Poucas nuvens

Ubá - MG

Cultura Lançamento

Claudio Ponciano lança livro sobre contratação da Copasa em Ubá

Segundo o autor, a iniciativa de escrever o livro surgiu da necessidade de registrar uma experiência relevante de participação popular e controle social na área do Saneamento Básico

13/09/2021 às 16h02 Atualizada em 20/09/2021 às 15h26
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O ex-vereador e ex-Secretário de Saúde de Ubá Cláudio Ponciano acaba de lançar o livro "O Saneamento Básico em Ubá -  Uma análise aprofundada sobre a contratação da COPASA em Ubá". São 254 páginas que, segundo ele, revelam a condução da política pública de Saneamento Básico no município. E faz uma análise aprofundada da contratação da COPASA para prestação de serviço de água e esgotamento sanitário na cidade.

Segundo o autor, a iniciativa de escrever e publicar o livro surgiu da necessidade de registrar uma experiência relevante de participação popular e controle social na área do Saneamento Básico, principalmente dos serviços de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos.

"A partir de uma experiência local, e sem tecnicismos, o livro aborda as principais questões do Saneamento Básico no Brasil: Titularidade, Marco Regulatório à partir da Lei 11.445/2007, planejamento, regulação, tarifas, e elucida ambiguidades entre privatização e concessão. Além de esclarecer a falsa confusão, o livro reflete os conceitos, sempre com a argumentação observando o posicionamento das entidades governamentais, não governamentais, e das entidades representativas dos trabalhadores e das empresas prestadoras de serviços de água e esgotamento sanitário", afirmou Ponciano através de nota.

Claudio Ponciano

O autor explica ainda que o fio condutor do trabalho seria uma metáfora sobre uma cultura da escada, versus  uma cultura do planejamento. "A metáfora nos ajuda a compreender, por exemplo, porque a COPASA, depois de ser reprovada em todas as avaliações técnicas; reprovada pela população em 10 audiência públicas; reprovada 11 vezes pelos vereadores, legítimos representantes dos ubaenses, foi premiada com um contrato sem licitação, com o valor aproximado superior a R$1,4 bilhão nos próximos 30 anos", explica e continua: "Impossível analisar o Saneamento Básico em Ubá sem adentrar na temática dos loteamentos, regulares e irregulares. Até bem pouco tempo, a população periférica, além de pagar o IPTU e as taxas, pagava cota extra se ambicionasse o acesso à rede de esgoto, rede de água, calçamento e iluminação pública. O livro  evidencia a luta hercúlea de diferentes atores pela superação desta condição. Ou seja, pelo fim das fossas e das valas de esgoto, por endereço e cidadania, em síntese, por comunidades saneadas. Muitas lideranças comunitárias irão se identificar nos relatos."

O livro já está disponível em Ubá na Livraria Corujinha (Rua Vereador  Rafael Girardi, 37 - Centro),  Banca da Lyene (Praça da Independência), Banca da Rodoviária e Distribuidora Expósito.  Claudio Ponciano tem 57 anos, casado, dois filhos, técnico em artes  gráficas, agente de Pastoral Social - membro fundador da FEMAC - da RECICLAU - Ouvidor da Saúde de Ubá - Presidente do Conselho Municipal de Saúde - Vereador no período 2005/2011 - Presidente da Câmara de Ubá - Secretário de Saúde de Ubá no período entre 2011/2016 e Secretário de Saúde de Eugenópolis-MG entre 2019/2020. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias