Instalador de rede de esgoto é vereador mais votado de Tocantins

05/10/2016

“Eu ainda não posso prometer nada, a única coisa que eu posso garantir é que eu vou construir uma casa pra mim, porque eu não tenho casa.”

 

Esta foi a frase que marcou a campanha de Ronaldo da Silva, de 39 anos, na corrida por uma das 11 cadeiras da Câmara Municipal de Tocantins. Mais conhecido como Buiú, o servidor público, que concorreu pelo PSB, foi o candidato a vereador mais votado no município vizinho com 5.77% dos votos válidos entre os mais de 13 mil eleitores. Buiú conta que foi uma surpresa os 617 votos. “O coração dá aquela acelerada, mas a gente tem que segurar né?” brinca.

De família simples, nascido em Santana do Campestre (MG), o servidor público que começou a trabalhar com 7 anos de idade, já atuou no Departamento de Limpeza na coleta de lixo e atualmente integra a equipe responsável pela instalação de redes de esgoto.

 

Buiú mora de aluguel há 30 anos e fez toda sua campanha de bicicleta. Ele conta que andava mais de 20 km em estrada de chão para visitar os eleitores:

 

“Minha companheira (a bicicleta) foi comigo no Santa Isabel, nos Pires, no Beija-Flor. Andei nessas roças todas. Gastei a sola de um sapato de tanto pedalar. Tinha dia que eu passava só com o almoço e a janta porque não dava tempo de comer. Emagreci bastante, mas agora vou voltar a ser gordinho”

 

 

O mais novo integrante da vida política de Tocantins ainda não sabe a rotina de trabalho que vai ter na Câmara, mas garante que fará o que estiver ao seu alcance para ajudar sua comunidade. Entre os planos, pretende reabrir projetos que preveem melhorias para o bairro onde mora, o São Gabriel, como projeto o Toc na Lata, além disso, pretende propor novas iniciativas que contribuam para que as crianças fiquem longe da criminalidade.

 

Por que se candidatar?

 

Questionado pelo motivo que o levou a se candidatar, responde: “me deu uma doideira e eu entrei”. Ele explica que as condições de trabalho e remuneração no ramo em que atua são muito precárias e que ele e os colegas buscavam por melhorias, mas que nunca eram atendidos. De acordo com o candidato eleito, entrar na política é uma forma de representar os colegas de profissão, de lutar por eles.

 

Segundo Buiú, quando decidiu se candidatar algumas pessoas dentro da Prefeitura tentaram desencorajá-lo. “Você é doido de mexer com isso, isso é briga de cachorro grande”, diziam. Mas por outro lado, conta que teve muita força da família, dos amigos e do candidato também eleito, Nedinho (PSB), que chega a seu terceiro mandato na Câmara.

Os vizinhos e a família atribuem a conquista de Buiú a humildade e simplicidade que demonstra. Para ele, foi Deus quem o recompensou por todo esforço.

 

Após a vitória nas urnas, Buiú se tornou uma celebridade tocantinense. Nas ruas todos querem abraça-lo e cumprimenta-lo pelo feito. A vizinhança, ainda se emociona ao ouvir as palavras de agradecimento do mais novo vereador que quer voltar na casa de cada eleitor para agradecer pessoalmente.

 

Veja abaixo os agradecimentos do novo vereador de Tocantins:

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaque
Please reload

Últimas
Please reload

Facebook

JORNAL O NOTICIÁRIO © 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS