Corpo de Bombeiros orienta como socorrer vítimas de afogamento  em clubes

23/11/2016

 Após afogamento que aconteceu em clube de Ubá no último domingo (20), a equipe do Conexão Diária entrevistou o Tenente Guilarducci da equipe do Corpo de Bombeiros de Ubá, que informou à equipe como proceder em casos como esse.

 

Segundo ele, no estado a Lei 6880 de 23 de setembro de 1976, diz que clubes esportivos que tenham prática de natação e  mil associados, deve manter em caráter permanente o serviço de prevenção a acidentes e de salvamento.

 

No entanto,  não há nada no estado ou no município que regule como deve ser esse serviço. “Temos então, uma certa omissão da norma e não há como se cobrar de nenhum clube a respeito do critério de ter ou não a presença de um guarda vidas”, explicou.

 

 

Dicas do Corpo de Bombeiros para evitar incidentes aquáticos:

 

  • Manter a criança sempre com algum equipamento de flutuação como as boias.

  • Em residências os pais não devem permitir o acesso da criança à piscina sem a supervisão de um adulto. Além de manter a seguranças através de grades e não deixar brinquedos próximo à piscina que possam atrair a atenção da criança.

  • Em clubes e praias é sempre importante ter a supervisão de um adulto na condução da criança.

 

Procedimentos para socorrer vítimas de afogamento em águas fechadas, como clubes e piscinas residenciais:

 

  • Se a vítima estiver nas fases iniciais de afogamento o Corpo de Bombeiros orienta que a pessoa não entre na água se não tiver capacidade técnica para realizar o salvamento, mas sim que jogue algum equipamento de flutuação, como boia circular, para evitar a submersão da vítima.

  • Caso a pessoa já esteja submersa deve-se retirar a vítima da água e pedir que alguém ligue para o Corpo de Bombeiros no 193, para oferecer suporte. Se tiver alguém capacitado, é possível que faça o atendimento pré-hospitalar nos primeiros minutos, enquanto aguarda a chegada dos bombeiros.

Assista a entrevista na íntegra no vídeo a seguir:

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaque
Please reload

Últimas
Please reload

Facebook

JORNAL O NOTICIÁRIO © 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS