A cada 5 minutos um celular é roubado em Minas Gerais

28/12/2016

 

Em média, a cada 5 minutos um aparelho de telefone celular é roubado ou furtado em Minas Gerais. De janeiro a outubro de 2016, mais de 96 mil telefones foram levados de seus donos. A estatística é da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), que revela um aumento de 35% em relação a 2015.

 

De acordo com o major Flávio Santiago, chefe da Sala de Imprensa da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o celular tem grande valor entre os criminosos porque serve como moeda de troca. “Os celulares são subtraídos e vendidos para terceiros, comercializados com preços mais baratos em pontos populares de comércio. Outro destino é a troca entre usuários de drogas e traficantes. Roubam e furtam para sustentar o vício. Quanto mais sofisticado o aparelho, maior o valor da troca”, explica.

 

Para o major, o salto na estatística também está relacionado à facilidade da compra de aparelhos e ao valor dos acessórios. Os furtos são mais comuns em locais com grande aglomeração de pessoas, já os roubos, acontecem com mais frequência em regiões de pouco movimento.

 

A distração também é uma isca perfeita para a criminalidade. “Os aplicativos de acesso rápido prendem a atenção das pessoas, que saem teclando pelas ruas, virando um alvo fácil para infratores. Os proprietários precisam estar esclarecidos para fazer bom uso do aparelho”, afirma o oficial.

 

Por trás das estatísticas da Secretaria de Estado de Segurança Pública relativas a celulares, é constatado que, na maioria das vezes, os criminosos recorrem à violência para retirar os smartphones de seus donos.

 

 

Celular Seguro

 

Para combater essa modalidade de crime, a PM recorreu à internet, criando o “Celular Seguro”, que permite identificar aparelhos roubados ou furtados.

 

O usuário deve cadastrar no site específico o Registro de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI). Celulares de procedência duvidosa poderão ter o IMEI comparado com os cadastrados na ferramenta, permitindo a identificação do dono do aparelho.

 

Para se cadastrar, ACESSE:

ww3.policiamilitar.mg.gov.br/48bpm/CelularSeguro

 

Fonte: Estado de Minas

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaque
Please reload

Últimas
Please reload

Facebook

JORNAL O NOTICIÁRIO © 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS