Verão 2017 será favorável para agricultura no Sudeste do país

02/01/2017

 

O verão é a época do ano mais importante para a atividade agrícola do Brasil. De acordo com prognóstico divulgado o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições climáticas do início de 2017 serão favoráveis para o cultivo na região sudeste do país. A estação deverá ser clássica e típica, com chuvas generalizadas e temperaturas altas.

 

De acordo com o Inmet, fatores como sistemas de baixa pressão atmosférica, posição da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), ausência de bloqueios atmosféricos e formação frequente da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vão favorecer as chuvas de forte intensidade.


A previsão de longo prazo indica chuvas com grande variação de espaço e tempo. A média trimestral de precipitação é alta.  Há uma tendência de anomalias positivas na divisão dos estados de São Paulo, de Minas Gerias e do Rio de Janeiro, beneficiando assim a agricultura, o desenvolvimento dos cultivos e a recarga dos reservatórios.


Segundo o prognóstico, na nascente do Rio São Francisco, poderá haver ainda um subsídio de água que possibilitará minimizar a estiagem que a afeta o Nordeste desde 2012, incluindo o norte do estado de Minas Gerais e norte do Espírito Santo.


Apesar dos benefícios, os agricultores devem ficar atentos a possibilidade de chuvas consecutivas por mais de sete dias. O excesso pode ser prejudicial ao manejo agrícola e propício ao aparecimento de doenças, especialmente da “Ferrugem Asiática”, por causa da possibilidade de grande umidade no solo.

 

O Inmet alerta que chuvas intensas e temporais nas áreas vulneráveis, deverão ser monitorados, com atenção, pela Defesa Civil.

 

Fonte: INMET

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaque
Please reload

Últimas
Please reload

Facebook

JORNAL O NOTICIÁRIO © 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS