"A ocasião faz o ladrão"

13/02/2017

Os recentes acontecimentos em diversas cidades da vizinha Espírito Santo chocaram e envergonharam aqueles que acreditam no nosso país. Roubar não é mais “privilégio” daqueles clássicos bandidos, de máscaras e armas em punho. O roubo tornou-se uma prática corriqueira do brasileiro. Está enraizado na nossa sociedade. Desde os nossos governantes até o nosso cidadão comum... aquele que faz cartaz e vai em manifestação exigir o fim da corrupção.

 

Um ditado popular, título desse texto, diz que a ocasião faz o ladrão. Machado de Assis, em sua imensa sabedoria, revidou: “Não é a ocasião que faz o ladrão, dizia ele a alguém; o provérbio está errado. A forma exata deve ser esta: 'A ocasião faz o furto; o ladrão nasce feito.”. Perfeito. Somos ladrões a espera de uma oportunidade para ‘levar alguma vantagem’, afinal de contas, se precisamos de polícia para sermos honestos, somos uma sociedade de bandidos soltos.

 

O Espírito Santo nada mais é que o espelho do nosso país, regredimos a cada dia, como nação, como estado e como sociedade. Não vivemos mais, apenas sobrevivemos, envoltos a crises, lava jatos, obras superfaturadas, saques coletivos, corrupção e injustiças. Somos um país de sobreviventes, alguns esperando uma oportunidade para mudar de lado e outros envergonhados e encarcerados dentro de suas próprias casas. Mas tá tudo bem, afinal de contas, dia 25 tem carnaval.

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaque
Please reload

Últimas
Please reload

Facebook

JORNAL O NOTICIÁRIO © 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS