Estacionamento rotativo começa na próxima terça (02)

28/04/2017

A partir do dia 02 de maio, começa a funcionar o sistema de Estacionamento Rotativo em Ubá. Na mesma data, começa também a fiscalização do trânsito. As medidas inauguram as ações de municipalização do trânsito da cidade.

O estacionamento rotativo, já utilizado nas principais cidades do país, visa sobretudo democratizar a utilização do espaço público”, garante o gerente da Divisão de Trânsito da Secretaria de Ambiente e Mobilidade Urbana, Flávio Milagres. Dentre seus benefícios, estão a organização do trânsito e a melhoria das condições de mobilidade urbana.

 

Como vai funcionar?

 

A empresa Street Park Estacionamentos, selecionada através de licitação, é a responsável pela operação do sistema, chamado ZAE, Zona Azul Eletrônica. Totalmente digital, o sistema não envolve a impressão de nenhum comprovante de papel.

 

O valor de uma hora da ZAE está fixado em R$ 1,75 para carros e R$ 0,50 para motos. O limite previsto é de 2 horas por vaga. Ao comprar ou ativar tempo de estacionamento, o usuário informa a placa do veículo e o registro é automaticamente salvo no banco de dados do sistema. Com isso, ele não precisará retornar ao veículo para colocar nenhum papel no painel do carro.

 

O comprovante da venda também é enviado automaticamente para o e-mail ou número de celular informado, evitando sua impressão em papel, numa atitude de sustentabilidade ambiental.

 

Como comprar tempo de estacionamento?

 

Os talões ou créditos eletrônicos da ZAE podem ser adquiridos de 3 maneiras:

1) Nos pontos físicos instalados em 48 estabelecimentos comerciais da cidade, identificados por uma placa com os dizeres: Aqui tem ZAE;

 

2) Utilizando um aplicativo para telefones celulares que já pode ser baixado na Google Play, Apple Store ou Windows Store.

 

3) Através dos monitores da empresa que circularão pelas ruas da cidade. Porém, os mesmos só aceitarão pagamento com cartão de crédito.

 

Comprando na internet, você poderá adquirir a quantidade de créditos que quiser, e ativar o talão eletrônico de 1 ou 2 horas a cada parada.

 

A Prefeitura disponibiliza uma página na internet sobre o assunto. Clique aqui.

 

Como será a fiscalização?

 

Quando a ZAE estiver operando plenamente, a fiscalização será feita pela Polícia Militar, por meio de Convênio com a Prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Ubá

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaque
Please reload

Últimas
Please reload

Facebook

JORNAL O NOTICIÁRIO © 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS