Horário de verão encerra neste domingo

16/02/2018

 

Neste domingo (18) termina o horário de verão. À meia-noite entre sábado e domingo, os moradores de 10 estados deverão atrasar o relógio em uma hora. O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal).

Essa mudança faz parte da vida de milhões de brasileiros.

 

O horário de verão foi estabelecido no intuito de economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar. Essa norma foi usada pela primeira vez em 1931 e nos anos seguintes, sem regularidade. Em 2008, passou a ser definitivo - valendo do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano sequente.

 

O fim do horário de verão foi avaliado pelo governo federal neste ano, após ser feito um estudo pelo Ministério de Minas e Energia, o que indicou que o programa vem perdendo efetividade.  De acordo com a análise feita, a intensidade de consumo de energia elétrica estava mais relacionada à temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia.

 

Entretanto, o Brasil passa por uma fase de estiagem, com hidrelétricas com níveis de água reduzidos, o que vem impondo ao governo a ligar as termelétricas (de procedimentos mais caros) e inclusive, importar energia de outros países.

 

 

Domingo (18) a meia-noite termina o horário brasileiro de verão, atrase seu relógio em uma hora. 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaque
Please reload

Últimas
Please reload

Facebook

JORNAL O NOTICIÁRIO © 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS