Motoristas terão de fazer curso e prova teórica para renovar a carteira

16/03/2018

 

 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), determinou uma nova resolução, referente a carteira de habilitação (CNH). Todos os motoristas  que quiserem renovar a carteira, terão que fazer um curso de aperfeiçoamento e passar por uma prova teórica a partir de junho deste ano. Os exames médicos, que já eram indispensáveis, seguem fazendo parte das exigências para a renovação da carteira.

 

Conforme a medida, o curso de aperfeiçoamento para a renovação da CNH, deve ser feito a cada cinco anos - tendo duração de 10 horas, podendo os motoristas fazer, no máximo, cinco horas de aulas por dia e o curso poderá ser feito presencialmente ou a distancia.

 

Após concluírem o curso, onde é exigido 100% de frequência, os motoristas deverão ser submetidos a uma prova teórica com 30 questões de múltipla escolha e duração máxima de 1 hora - tendo que acertar, no mínimo, 70% das perguntas. E o condutor que for reprovado, terá uma nova prova após 3 dias da divulgação do resultado. Caso haja uma segunda falha, ele deverá passar por todo curso novamente.

 

O exame de aptidão física e mental deve ser repetido a cada cinco anos. Para maiores de 65 anos, o exame será feito a cada três anos.

 

Exceções: 

De acordo com o Cotran, apenas os motoristas que realizam atividades remuneradas em véículos, como transporte de carga e passageiros estarão dispensados do curso de aperfeiçoamento para a renovação da CNH. Porém, estes profissionais passarão por um curso específico de maior duração, a cada 5 anos. 

 

Essa resolução passa a valer a partir de junho deste ano se não houver um pedido de maior prazo de adaptação pelo Detran|RS.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaque
Please reload

Últimas
Please reload

Facebook

JORNAL O NOTICIÁRIO © 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS