Ubaense se destaca com cerveja de Manga Ubá

13/04/2018

 

A cidade de Ubá é conhecida nacionalmente pela qualidade de sua manga e mais uma receita tem feito um sucesso relativamente inesperado. Há anos já são fabricados e consumidos sucos, doces, sorvetes e chutneys com a fruta, mas a novidade agora é a cerveja de manga Ubá.

 

Ítalo Lopes Vieira, formado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), teve a oportunidade de aprender o processo de fabricação da cerveja durante o curso, o que despertou o seu interesse. Juntamente com seu pai, José Olívio Vieira, que já apreciava cervejas artesanais, começou a se arriscar no processo de fabricação.

 

“Fizemos o curso de fabricação e começamos a produzir cerveja em casa. Devido à aprovação dos amigos que experimentavam, nós fomos ampliando a produção. Até que no final de 2017 resolvemos realmente criar um negócio e assim surgiu a cervejaria Arteira”, explicou Ítalo.

 

A produção da cervejaria atualmente é de 600 litros por mês, com projeto de chegar a 1000 até o fim de 2018. A Arteira trabalha com uma variedade de quatro estilos de cerveja: Pilsen, Red Ale, Session Ipa e Dark Ale, além de dois estilos sazonais, que só são fabricados em determinada época do ano. Uma Stout é produzida no inverno, enquanto a sensação do momento é a exclusiva no verão, a Session Rye Ipa de Manga Ubá. Todos esses nomes das cervejas em inglês são correspondentes ao estilo da bebida.

 

 

Ítalo explica como é feito o processo de fabricação da cerveja utilizando a fruta homônima a cidade. “É feito um suco com a polpa da manga e esse suco é adicionado na etapa de fervura do processo de fabricação. Nessa etapa também é adicionado o doce da manga (mangada). Dessa forma ela traz o sabor e o aroma para a cerveja. A Session Rye Ipa de Manga é uma cerveja de corpo baixo, com uma leve ardência derivada do centeio, um amargor médio e bastante aromática. Ela é saborosa, refrescante e ideal para dias quentes”.

 

O cervejeiro ainda contou sobre o sucesso do lançamento durante o carnaval da cidade, “[...] o lançamento da cerveja de manga foi feito no Carnaval de Ubá, onde fomos para as ruas em um Jeep vendendo chopp. A galera adorou! Já chegavam pedindo pelo chopp de manga e devido à grande venda no carnaval, nosso estoque ficou zerado. Mas já estão sendo produzido novos lotes da cerveja”.

 

A cerveja ainda não está disponível em bares, pois existe a necessidade de ter estoque para a reposição, o que já está sendo produzido. Todas as novidades podem ser encontradas nas redes sociais da cervejaria Arteira.

 

Facebook: www.facebook.com/cervejaarteira

Instagram: @cervejaarteira

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaque
Please reload

Últimas
Please reload

Facebook

JORNAL O NOTICIÁRIO © 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now