Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral foi lembrado pelo CEREST

08/05/2018

 

Com a finalidade de alertar trabalhadores sobre como identificar o assédio moral no ambiente de trabalho, a Prefeitura Municipal de Ubá, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), realizou um evento pelo “Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral”, dia 02 de maio.

 

Foi montado um estande no calçadão Deputado Ibrahim Jacob, no período de 8h às 16h30, no intuito de alertar à população trabalhadora a forma de identificação da ocorrência de Assédio Moral dentro do ambiente de trabalho. Além do alerta, foram aplicados questionários às pessoas que passavam pelo local – visando verificar se o ambiente de trabalho das mesmas estava com características de haver algum indício deste tipo de situação.

 

O CEREST contou com o apoio dos estagiários Felipe Alves dos Santos e Higor Dias Casagrande, ambos do 7º período do Curso de Psicologia da Fagoc.

 

 

O que é Assédio Moral?

O Assédio Moral caracteriza-se por comportamentos abusivos, que expõem os trabalhadores de modo repetitivo e prolongado à situações que afetam sua integridade física e psíquica - como agressões verbais e psicológicas, pressão desnecessária, humilhações, constrangimento, abuso de autoridade e isolamento.

O assédio afeta não apensas a autoestima, como também, sua saúde. Para minimizar as situações de assédio, colegas e empresas podem adotar as seguintes medidas:

- criar um clima social com uma atmosfera mais aberta, onde os conflitos e frustrações possam ser administrados;

- Igualdade na aplicação de práticas administrativas, garantindo um tratamento justo e respeitoso;

- estimular a comunicação e o diálogo permanentes no ambiente de trabalho.

 

O que fazer em caso de Assédio Moral?

- Evite conversar com o agressor em locais isolados. Procure estar na presença de testemunhas ou colegas de trabalho

- Anote, com detalhes, as humilhações sofridas, como: nome do agressor, data, hora, local, e de colegas que possam testemunhar.

- Busque o apoio de familiares e amigos.

 

FONTE: Prefeitura de Ubá

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaque
Please reload

Últimas
Please reload

Facebook

JORNAL O NOTICIÁRIO © 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now