Profissionais da educação participam de ação sobre a Base Nacional Comum Curricular

14/06/2018

 

No dia 12 de junho, profissionais da rede municipal de ensino de Ubá, se reuniram no auditório da Fagoc e direcionaram a atenção para um tema relevante no contexto educacional brasileiro: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Professores, supervisores, diretores e técnicos do município participaram da palestra “BNCC: Como colocar em prática as principais mudanças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental”, ministrada pela Mestre em Linguística e Especialista em Leitura e Produção de Textos, Guilhermina Jardim.

 

A Secretária de Educação, Beth Barros, junto à assessora técnica pedagógica Nádia Xúbias, ressaltou a importância do momento para a educação municipal. “A BNCC é uma realidade e ao apresentar este conteúdo aos nossos profissionais, ao preparar nossa rede para essa realidade, Ubá sai na frente e faz da educação da nossa cidade um verdadeiro modelo”, afirmou.

 

No decorrer da palestra, Guilhermina falou sobre os benefícios da BNCC para a educação em todo o país e a importância da adesão dos profissionais da área. “A Base Nacional Curricular Comum já é esperada a muito tempo, porque ela vem equalizar políticas públicas, vem conferir ao aluno o direito de aprendizagem, aprendizagem essa organizada em progressão, partindo de um referencial metodológico já próprio da educação brasileira que é a matriz de competências e habilidades. Então, em suma, o que vamos tratar aqui, hoje, é um olhar atento para o âmbito da BNCC na aplicação em sala de aula, é o quanto precisamos ressignificar o nosso olhar enquanto educadores para colocar na pauta esse direito do aluno, que é o direito de aprendizagem em progressão curricular. E é muito especial pensar que, independentemente, do lugar onde ele se encontra, a partir do próximo ano, todos terão acesso a mesma progressão curricular, isso é de grande importância para a vida estudantil. É importante os professores já se prepararem para isso, pois nós temos um calendário prescrito pelo MEC. 2018 é o ano de revisão dos currículos, do projeto político pedagógico e do material didático que adotamos para que tudo  seja alinhado já para o próximo ano (2019). Então o professor, que é o gestor da sala de aula, deve abraçar a causa, senão a BNCC pode se tornar só um documento a mais e isso não seria nada interessante para a educação brasileira”, afirmou Guilhermina.

 

O evento faz parte da programação Pré-Congresso de Educação Conexão Educativa Ubá, que iniciou com a palestra do professor Eugênio Cunha, com foco em Gestão Escolar e se encerra no dia 07 de agosto, contando com a presença do escritor e psicólogo clínico, Rossandro Klinjey, que irá ministrar a palestra “Educando com Valores”.

 

O Congresso de Educação Conexão Educativa Ubá será realizado entre os dias 16 e 18 de agosto de 2018, no Horto Florestal.

 

FONTE: Prefeitura de Ubá

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaque
Please reload

Últimas
Please reload

Facebook

JORNAL O NOTICIÁRIO © 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS