Ubaense participa da maior maratona de ciclismo da América Latina

09/10/2018

 

Entre os dias 14 e 16 de setembro, a histórica cidade de Mariana (MG) sediou a 26ª edição do Iron Biker, a maior maratona de ciclismo da América Latina. Com um recorde de inscritos, o evento teve saldos positivos para todos os envolvidos, dentre eles, o ciclista ubaense Fred Carvalho, que foi um dos participantes.

 

Com 37 anos, Fred está há quatro federado junto a FMC (Federação Mineira Ciclismo). Campeão Mineiro em 2016, líder do Ranking Mineiro 2015 – 2017 e 2018, atualmente é o líder do Ranking Brasileiro na categoria Master A2. Em sua última prova, Fred conquistou o título de campeão do Bike Race Brasil, uma disputa que teve 3 etapas, sendo a 1ª no município de Visconde do Rio Branco, a 2ª na cidade de Guiricema e a 3ª em São Geraldo.

 

O ciclista fala a respeito da grande maratona de mountain bike e explica que depende de vários fatores para conseguir atingir uma boa colocação. “Eu pretendia chegar ao top 5, ficar entre os primeiros colocados. Em 2017 a minha categoria contou com mais de 200 inscritos e tive o prazer de subir no pódio da 2° colocação.  Este ano, o número de inscritos foi o mesmo e embora eu esteja com condições físicas melhores, no primeiro dia de prova fiquei em 8° lugar”.

 

Ele destaca os maiores desafios que teve de enfrentar durante o percurso e conta como lidou com isso. “Esse ano, sem dúvidas, foi o mais desafiador, devido as chuvas fortes que aconteceu na semana de prova, terreno muito molhado/escorregadio, o que atrapalhou, deixando a competição mais difícil. Foram 240 atletas na minha categoria, coisa que nunca tinha visto. Vários bikers em uma só esfera, o que deixou a disputa bem acirrada”. E salienta: “[...] eu sabia que poderia melhorar no segundo dia de prova, devido a estratégia usada, no entanto, no segundo dia fiz uma ótima largada, me inserindo no grupo dos líderes da prova e alcançando a 5 ª colocação, porém, faltando 3 km para cruzar a linha de chegada, meu pneu traseiro rasgou em uma pedra, impossibilitando o trajeto, então resolvi cruzar a linha de chegada correndo e empurrando a bike, assim mantendo a 8 ª colocação”.

 

Ele que busca se empenhar cada vez mais a cada competição, conta como é o processo de treinamento e os horários que cumpre. “São quatro anos treinando e competindo sob acompanhamento profissional, numa carga horária correspondente a duas horas intensas de treino, por volta de quatro vezes por semana”.

 

 

Nascido em Ubá e, atualmente, residente na cidade de Rodeiro, Carvalho diz que hoje em dia não representa nenhuma equipe e cita o apoio que tem tido até então. “São vários patrocinadores que me ajudam bastante nas temporadas, como a Carolina Baby, Móveis Lopas, Móveis Rufato, Uai Tubulares e a HSA chapas de MDF”.

 

Dedicado, o amante do pedal conta o segredo para se tornar um vencedor nesse tipo de competição e explica como lida com as dificuldades encontradas durante a trajetória. “Muita disciplina, determinação, foco, atitude, ir sempre em busca dos objetivos. Às vezes a vontade de desistir é muito grande, devido as dificuldades que encontro pelo caminho, mas quando olho pra trás e vejo o quanto foi difícil chegar até aqui, me vem o desejo de não desistir jamais”, finaliza.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaque
Please reload

Últimas
Please reload

Facebook

JORNAL O NOTICIÁRIO © 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS