Nascentes: onde a vida nasce

 

Você sabe o que é uma nascente? Qual a sua importância para o meio ambiente? E para a sociedade?

 

As nascentes são fontes de água que brotam na superfície do solo e são facilmente encontradas em áreas rurais onde existe um certo grau de preservação ambiental. É a partir delas que se iniciam os cursos d’água que darão origem aos córregos, riachos e rios de uma bacia hidrográfica (conjunto de cursos d’água de uma região). As nascentes se formam quando o lençol subterrâneo atinge a superfície e a água armazenada no subsolo mina (brota) na superfície do solo. Esses lençóis subterrâneos são abastecidos pela água das chuvas, que infiltram no solo com ajuda da vegetação florestal, reabastecendo assim, constantemente, a água que sai pelas nascentes.

 

Mas porque sofremos tanto com a falta de água? Água e mata são inerentes, uma não vive sem a outra.

 

Com a substituição das florestas por áreas de pastos, monoculturas diversas (como café, milho, soja, cana, fumo, pinus e eucalipto), loteamentos, estradas e áreas urbanas, a água que antes ficava retida no solo e abastecia os lençóis, e por sua vez as nascentes, agora não tem mais a ajuda das florestas para esse processo, e com isso evapora ou escoa direto para os rios e lagos. Fato explicado na ilustração a seguir:

 

Olhando assim, parece que a água continua seguindo o mesmo processo e chegando ao seu destino, certo? Porém, ao invés de passar por um processo de filtragem no solo e sair como água cristalina e potável nas nascentes, essa água das chuvas que escoa para os rios e lagos leva consigo diversos agrotóxicos, pesticidas, lixos e entulhos de regiões urbanas e rurais, além de causar diversos danos ao solo por erosão.

 

Sem o auxílio e a proteção das florestas, as nascentes vão secando e morrendo aos poucos. Junto com ela, toda a vida à sua volta morre junto. Por isso, a preservação e recuperação das nascentes é extremamente importante para a saúde do meio ambiente.

 

 

E foi com essa perspectiva que a ARPA-Ubá (Associação Regional de Proteção Ambiental de Ubá) deu início ao projeto de recuperação de nascentes no município de Tocantins-MG. O projeto em andamento cercou e está reflorestando o entorno de mais de sessenta nascentes. Com isso, as nascentes poderão se recuperar e o meio ambiente ganhará um novo sopro de vida.

 

Lembrem-se:

Água é vida!

Água e mata são inseparáveis!

Preserve o meio ambiente e você estará preservando a vida!

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaque
Please reload

Últimas
Please reload

Facebook

JORNAL O NOTICIÁRIO © 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now