1° festival "Dança em Movimento" atrai o público em Ubá

25/10/2018

 

Entre os dias 20 e 21 de outubro, Ubá tornou-se palco da primeira edição do festival “Dança em Movimento”, no CAIC. Aberto a variados estilos e idades, para que bailarinos profissionais e amadores pudessem exercitar seu talento e levá-lo ao público.

 

O evento contou com mostras competitivas, não competitivas, batalhas de breaking e all style, workshop e palestras com a temática da dança, disputadas pelas modalidades de danças urbanas/hip hop e estilo livre, divididas em solo, duo, trio e conjunto, nas categorias infantil, juvenil e adulto.

 

Um dos idealizadores e produtores do festival, Roberto Martins, conta como surgiu a ideia de criação do evento. “O festival 'Dança em Movimento' nasceu através de um grupo que se uniu no ano de 2014, chamado CIA Movimento Urbano, que evoluiu gradativamente e os integrantes ao perceberem isso, decidiram criar uma estrutura melhor”, ele destaca: “[...] começamos com eventos de workshop, em que dávamos aulas a fim de arrecadarmos dinheiro para participarmos de um festival, a ideia deu certo e repetimos em outros anos. No último ano, o evento repercutiu muito bem e aí decidimos aumentar o evento, por conseguinte, fazer um Festival de Dança”.

 

____________________________________________________________________

O evento surgiu da vontade de fomentar a cultura na cidade, através da dança”

___________________________________________________________________

 

Martins fala ainda sobre a importância do evento no município. “É de grande importância, visto que a dança é uma cultura que vem crescendo de forma rápida e intensa, no entanto, é perceptível que a cada dia a cidade está com novos grupos e estúdios, bailarinos e projetos. A ideia é essa, levar cultura para o máximo de pessoas que pudermos, além de gerarmos uma oportunidade de movimentação cultural nos finais de semana”.

 

O evento, que proporcionou um intercâmbio entre as práticas de danças mais diversas, teve um público estimado de 300 pessoas. O coreógrafo conta como foi a mobilização dos participantes. “Nós contamos com a presença de profissionais, professores de renome nacional, que saíram de outras cidades para dar aula e ser o time de jurados, como Bruna Villarinho (Viçosa), Evandro Hegel (São Paulo), Leandro Belilo (Belo Horizonte), Nanci Rocha (Ubá), Nayane Fernandes (Rio de Janeiro), cerca de 100 bailarinos de cidades como Conselheiro Lafaiete, Juiz de Fora, Viçosa, Ubá, Varginha, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goianá, Rio Novo e Cataguases”.

 

 

A programação contou com premiações, do primeiro ao terceiro colocado em toda categoria e modalidade (troféu), além das premiações em dinheiro, chegando ao prêmio de R$ 1.000,00 para a maior nota do festival. A avaliação das premiações seguiu um critério de notas. Para chegar ao 3° lugar, era preciso atingir uma média de 07 pontos, em 2° lugar, 08 pontos e em 1°, acima de 09 pontos. 

 

Confira os vencedores do 1° festival "Dança em Movimento"

 

Melhor bailarino

Raul Magalhães  (Juiz de Fora)

 

Melhor Bailarina

Luana Martins (Ubá)

 

Melhor Coreógrafo

Criação coletiva do grupo Afronte Urbano (Viçosa)

 

Maior nota do Evento

Grupo Afronte Urbano (Viçosa)

 

FOTO: (Grupo Afronte Urbano, de Viçosa - MG, obteve a maior nota do festival, ocupando o 1°lugar da categoria conjunto Danças Urbanas Adulto. O grupo conquistou o troféu e prêmio de R$1.000,00).

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaque
Please reload

Últimas
Please reload

Facebook

JORNAL O NOTICIÁRIO © 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS