Bebê com suspeita de sarampo em Viçosa passa por novo exame e aguarda resultado

15/08/2019

 

A Prefeitura de Viçosa aguarda o resultado do novo exame no bebê de 9 meses com suspeita de estar com sarampo. Segundo a assessoria, foi colhido material na terça-feira (13) e enviado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed). A estimativa é a de que o laudo oficial seja divulgado em cinco dias úteis.

 

Na semana passada, a Prefeitura anunciou a confirmação do caso, mas no dia seguinte voltou atrás. Em nota oficial divulgada na sexta-feira (9) informou que o diagnóstico segue em aberto, após resultados inconclusivos. O servidor que repassou a informação antes da conclusão do protocolo foi exonerado.

 

O caso

 

O paciente é um bebê foi atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Nova Viçosa, em 23 de julho, com sintomas da doença. Conforme relato de parentes, a suspeita é de que ele teve contato com familiares de outra cidade, que estariam infectados.

 

O primeiro exame de sangue realizado apontou resultado positivo para sarampo. Segundo a nota de esclarecimento da Prefeitura, o coordenador do setor de Epidemiologia repassou esta confirmação para Assessoria de Comunicação, que foi divulgada para a imprensa.

 

"Somente após a publicação da matéria, o secretário de Saúde, interveio reforçando que a confirmação foi clínica, mas que ainda não há confirmação da Secretaria de Vigilância em Saúde, pois o procedimento para 'classificação de caso suspeito de sarampo' ainda não havia sido concluído", informou a nota de esclarecimento.

 

A orientação da Secretaria de Vigilância em Saúde, em 29 de julho, foi para que uma nova amostra de sangue para sorologia fosse coletada. O caso segue em análise.

 

"O resultado desse exame deu IgG positivo, mas IgM Inconclusivo. Portanto, seguindo o protocolo para classificação de casos suspeito de sarampo, o próximo passo é realizar nova coleta, 15 dias após o último resultado, para poder afirmar se houve ou não caso de sarampo registrado no município", explicou o texto.

 

 

Reprodução: G1/Zona da Mata

 

N

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaque
Please reload

Últimas
Please reload

Facebook

JORNAL O NOTICIÁRIO © 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now