Campeonato Regional 2019 – Guia Completo

29/08/2019

 

Teve início no dia 01 de setembro um dos campeonatos mais aguardados de toda a região, o Campeonato Regional da Liga Atlética Ubaense.

 

Com o sucesso de crítica e, principalmente, de público da edição do ano passado, os times resolveram se preparar e se reforçar ainda mais, tornando para muitos, uma das edições de melhor nível desde sua criação.

 

A competição contará com quatro grupos, com quatro equipes em cada e seis rodadas na primeira fase para definir os classificados. A seguir os grupos e uma breve informação de cada uma das equipes.

 

 

Spartano Futebol Clube (Rodeiro). Pode-se dizer que foi o responsável por trazer tanta publicidade à competição. Com uma diretoria jovem e extremamente ambiciosa, fez o time ser abraçado por toda a cidade de Rodeiro e rapidamente foi notícia em grandes portais do país, com os grandes públicos e principalmente o número de sócios torcedores, que fez o clube ter a incrível 4ª Posição do estado de Minas Gerais, ficando atrás apenas de Cruzeiro, Atlético e América. Algo já comentado AQUI.

 

 

É o atual vice campeão e perdeu praticamente todas as peças. Permaneceu, do time titular, somente o experiente, capitão e craque do time Francismar, com passagens por gigantes como Cruzeiro, Vasco e também pelo exterior.  O time tem como base jogadores que se destacaram na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, em sua grande maioria indicados pelo treinador Cícero Júnior, comandante do Athletic de São João Del Rey, responsável pelo acesso do time ao Módulo II do Mineiro. Mais destaque e experiência têm os volantes Max Carrasco (ex Ipatinga, Vila Nova, futebol japonês e Tupi) e Rodrigo Paulista (ex Volta Redonda, Tricordiano, NAC de Muriaé e futebol grego), que formarão um interessante meio de campo com o camisa 10 João Artur.

 

O elenco ainda conta com os goleiros Luan Meirelles e Caio; os laterais Samuel, Iury Kaíque e Weverton; os zagueiros Thales, Edney, Vidal e Humberto; o meias Douglinhas e os atacantes Patrick, Luan, Felipe Salatiel e Rodrigo Marajó.

 

Títulos: 1 (1993)

 

Industrial Futebol Clube (Ubá). O primeiro campeão da cidade de Ubá (1970) vem para a disputa do Regional com a força de uma diretoria também jovem e extremamente empenhada. Foram semifinalistas na edição passada, com tanto destaque que fizeram com que o seu atacante Rincon fosse disputar o Campeonato Carioca pela Cabofriense e hoje está na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro jogando pelo Cuiabá, onde começa a ganhar chances tendo marcado inclusive um gol.

 

 

Para esta temporada peças de destaque foram mantidas, como o goleirão Santos e destaque para a contratação de alguns dos destaques do último Regional, como o lateral esquerdo Vitão e o atacante Pepeta, além de Yan, atacante com passagem de destaque pelo futebol português.

 

O elenco ainda conta com os goleiros Douglas e Yuri; com o ala Gustavo; os zagueiros Túlio e Lucas Pezinho; os volantes Rafael Uga, Cassiano e Jeffin; os meias Beto Júnior, Rafael e os atacantes Dênis e Fael Parma.

 

Títulos: 2 (1970 e 1989)

 

Esporte Clube Diamantense (Diamante). A mesma receita das outras duas equipes, diretoria renovada, patrocínios pontuais e muita ambição, esse é o trabalho feito pelo Diamantense, com muita vontade e contratações renomadas.

 

 

Alguns dos principais destaques do time do Spartano no Regional do ano passada trocaram de lado e se transferiram para o time da vizinha Diamante. Para muitos os melhores goleiro e zagueiro do último campeonato vêm para dar cancha. Neguet e Welton Felipe trazem o entrosamento da época de Rodeiro e também do Brasiliense. Quem também trocou de lado é o volante Lima, para dar consistência ao meio de campo. Outros nomes de mais destaque seguem sendo anunciados como o atacante Vitinho, de 30 anos, com 5 temporadas no Gaz Metan, da Romênia e passagens pelo futebol goiano, pernambucano e até da Nicarágua, o lateral esquerdo Igor Mateus, de apenas 19 anos, mas experiência por Figueirense, Vale do Rio Doce e Athletic, o zagueiro Douglas Sargento, com passagens por Pérolas Negras – RJ, Tupynambás e Serrano – RJ, o lateral direito Pedro Jorge, os volantes Mathias e Rodrigo Yuri e o centro avante Felipe Augusto ex Boavista - RJ, que fez 8 gols pela equipe carioca neste ano.

 

O elenco ainda conta com o goleiro Carlão, o lateral Juninho Bettio e o zagueiro Lucas Reis.

 

Títulos: Municipais de 1997 e 2002.

 

Esporte Clube Montanhês (Ervália). O tradicional time de Ervália tem se dedicado quase totalmente às categorias de base, onde consegue bastante sucesso e tem levado alguns de seus talentos para grandes times do país.

 

Devido à falta de informações alimentadas em redes sociais ou site, o elenco será atualizado conforme se inicie o campeonato, com nenhuma contratação tendo sido anunciada.

 

Títulos: 2 (1971 e 2014)

 

1ª Rodada: Spartano x Industrial – Rodeiro – 16h30.

Montsnhês x Diamantense – Ervália – 10:00

 

 

Guarani Sport Club (Divinésia). O alvinegro é outro que conta com aporte financeiro para contratações mais renomadas, mas pouco divulgadas até o momento, tirando a maior reviravolta até agora do mercado de transferências da competição.

 

 

O jogador de mais nome a competir ano passado foi o zagueiro Leandro Euzébio, bi campeão brasileiro com a camisa do Fluminense. Ele foi o grande líder do Spartano, inclusive com muitos gols, mas se machucou e ficou de fora da final. Sua volta à equipe de Rodeiro foi anunciada com pompa, mas acabou desandando posteriormente e o zagueirão assinou com a equipe de Divinésia, para a surpresa de todos.

 

O técnico Carlão montou o time com base em seu último trabalho no Nacional de Muriaé com vários nomes conhecidos na região. No gol o experiente Léo Flores comanda a meta; o lateral direito é Luiz Gustavo, ex Sampaio Corrêa e Volta Redonda; a zaga será composta (Leandro Euzébio estreia no segundo jogo em casa) por Anderson, ex Nac e Tigres - RJ e Thales, ex ABC de Natal; o lateral esquerdo é Wesley ex Tigres. O meio campo tem Igor Salles ex Duque de Caxias e Tigres, Alexandre ex Barra Mansa, Kevin, que fez sua base no Fluminense e passou por Madureira e Barra da Tijuca, além de Luiz Gustavo, titular este ano pelo Volta Redonda e que disputou a final do Regional de 2018 pelo Spartano. O ataque terá Marcudinho ex Sampaio Corrêa, Resende e Bangu e o experiente Gleisson Balotelli, com passagem pelo futebol espanhol, uruguaio e marroquino, além de Madureira, Mesquita, Duque de Caxias e América, todos do Rio de Janeiro.

 

Esporte Clube Itararé (Tocantins). O maior campeão da competição surpreendeu ao não participar em 2018, mas promete vir com tudo para esta edição, camisa, torcida e tradição não irão faltar.

 

 

O time base é fortíssimo e conta com estrangeiro renomado e chapéu em rival. O gol é defendido por Adilson; as laterais são de Jairinho e Wallace, com Silas e Vladimir na zaga. A dupla de volantes é composta por Índio e Jonilson, que seguram tudo para a grande dupla de meias. O primeiro é Michel Cury, anunciado como camisa 10 do Spartano, mas que acabou dando meia volta e indo à Tocantins. Experiente, tem 38 anos, passagem pelo futebol de Portugal e se destaca com sua perna esquerda nas bolas paradas. O outro meia é venezuelano, mas se criou no Brasil, onde fez sua base toda no Santos, sendo da mesma geração de Neymar e Ganso. Breitner jogou em diversos times grandes do país e estava em Portugal há 5 anos. O ataque conta com Yogo e Aquino.

 

Ainda fazem parte do elenco o goleiro Giovani; os laterais Osvaldinho os zagueiros Cícero e João Guilherme, o lateral Gabriel (de apenas 17 anos e que é uma das maiores promessas da região), os volante Juninho e Gregore (ex base do Vasco), os meias Richardson, Chaen, e Madson Capixaba, além dos atacantes Daniel, Jefferson Vinícius, Wendell e Marcelinho. 

 

Títulos: 13 (1972, 1985, 1987, 1988, 1991, 1992, 1998, 1999, 2000, 2004, 2005, 2007, 2015).

 

Nacional Atlético Clube (Visconde do Rio Branco). O NAC tem a tradição do bom futebol de Visconde do Rio Branco, com a torcida apaixonada e times sempre muito competitivos. Outro que tem camisa pesada e nunca entra como coadjuvante nos campeonatos.

 

 

O elenco já está montado e foi devidamente anunciado nas redes sociais do time, com nomes muito conhecidos do futebol do Rio de Janeiro e também atletas de nome na região. O time conta com os goleiros Victor Hugo (Duque de Caxias) e Aroldo, os laterais Alan Pires (Duque de Caxias, Madureira e futebol europeu) e Mailcon Qualidade, os zagueiros Diego Nemer e Diogo Duarte, os volantes Pablo Ícaro, Ícaro Aleanderssom, Yuri Costa e Ronilson, os meias Alex Souza (com passagens pelo futebol turco, carioca e goiano), Claudinho e Dieguinho e os atacantes Felipe Araújo(Duque de Caxias, para muitos o grande craque do time), Loran (base no Flamengo e no Botafogo), Marquinhos (Gonçalense) e o experiente Rildo Rimenes.

 

Títulos: 4 (1975, 1986, 1994 e 2016).

 

Núcleo Esportivo (São João Nepomuceno). Núcleo ainda vive respiros do título de 2017, com excelentes campanhas nas competições de base e diversos jogadores revelados.

 

 

Nomes mais conhecidos ainda não foram revelados para a disputa da competição, mas com as boas campanhas na base, qualidade não irá faltar pelos lados de São João Nepomuceno.

 

Títulos: 1 (2017)

 

1ª Rodada: Itararé x Núcleo – Tocantins – 10:15

Nacional x Guarani – Visconde do Rio Branco – 15h30

 

 

Esporte Clube Portuense (Astolfo Dutra). O verdão é o atual campeão do Regional, conta com o apoio de sua fanática torcida e tenta com todas as forças a manutenção de algumas peças do time vencedor, contando até o momento com algumas delas.

 

 

Começando pelo técnico Merica, símbolo do time do ano passado, que se mantém no posto. A linha de defesa se mantém na maioria, com o lateral direito Yan e a dupla de zaga Wesley e Lucas. No meio campo quem se garantiu também é o veterano Jairo, responsável por armar o time. Para repor a perda do artilheiro do último Regional, Edu Júnior, que foi para o Tubarão - SC, o time foi atrás de dois dos melhores centro avantes do último campeonato, Jones, ex Beira Rio, e Lohan, ex Montanhês e que este ano passou pelo CSA de Alagoas e ABC de Natal.

 

Mantendo peças do excelente time campeão e com contratações pontuais, o Portuense segue como favorito ao título em 2019.

 

Títulos: 1 (2018).

 

Associação Atlética Bandeirante (Ubá). O verdão de Ubá é outra camisa pesadíssima que esteve de fora da competição no ano passado, mas conta com o apoio da torcida e também com toda a sua tradição para alçar voos maiores em 2019.

 

 

O Gigante da Avenida fez plano de sócio torcedor e conseguiu vários patrocínios pontuais para ser competitivo no Regional e anunciou alguns reforços para o campeonato. Com boas campanhas pelo Beira Rio, o treinador será Teco, onde repetirá a dupla com o auxiliar/ jogador Anderson Rubim. Foram confirmados ainda, o lateral esquerdo Felipe Rubim, o lateral direito Matheus Parma, os zagueiros Alex Santos, Thiago Pacheco e Bruno Costa, o volante Rafael Lourenço, com passagem por Macaé, Barra Mansa, Nova Iguaçu e Volta Redonda, os meias Willian Parrudo e Luan, o goleiro Mário Júnior e o centro avante revelado pelo Botafogo - RJ e com passagem pelo futebol português, Wellinton Júnior. 

 

Títulos: 3 (1980, 2009 e 2013).

 

Cruzado Futebol Clube (Ubá). O segundo representante de Ubá no grupo é o Cruzado, que conta com o apoio de sua torcida na Colônia Padre Damião para mais uma vez se mostrar competitivo no Regional.

 

 

O Dragão mantém vários jogadores já identificados com a equipe e muito experientes. Foram confirmados até o momento o goleiro Tom, o lateral Júnior Português, os zagueiros Tim Paraguai e Barraka, o volante Lochayder, os meias Jhonatan, Matheus, Marlon e Anderson Latino e os atacantes Zói, Rafael e Dim Preto.

 

Sociedade Esportiva Primeiro de Maio (Ponte Nova). O “Macuco” vem muito forte e com grande apoio de Ponte Nova para a disputa e fecha assim um dos grupos mais fortes da competição.

 

 

O Clube do Povo, manteve extremamente ativas as suas redes sociais com anúncios de reforços e diversas brincadeiras, como alusão à série La Casa de Papel ao anunciar alguns remanescentes do elenco, que contou ainda com as contratações do goleiro Wendão, os zagueiros Maikon e Kinha, o volante Valter e os meias Gustavinho e Rato.

 

Ainda fazem parte do plantel do treinador Joselito: Mersão, Lucas, Taynan, Silas, Takayama, Jeandro, Roger, Dudu Bala, Iracles, Everton, Rodrigo, Tico e Rafael Geleia.

 

Títulos: 2 Supercopas dos Inconfidentes e Vale do Piranga.

 

1ª Rodada: Bandeirante x Cruzado – Ubá – 10h15.

Portuense x 1º de Maio – Astolfo Dutra – 15:00.

Sport Clube Aymorés (Ubá). O maior campeão da cidade de Ubá e segundo maior campeão da competição, vem com muita força em busca da taça em 2019. Assim como seus maiores rivais, Itararé e Bandeirante, esteve fora da edição passada e reuniu suas forças para entrar com tudo neste ano com grande investimento e apelo do marketing.

 

Muitos atletas de recente prestígio nacional foram anunciados e ex atletas também, como o treinador Léo Medeiros, ex-jogador do Flamengo, Cruzeiro e Atlético Paranaense e técnico de recente sucesso no Módulo 2 do Campeonato Mineiro.

 

 

Para as quatro linhas os nomes de mais prestígio são: o goleiro Rafael (35 anos), campeão brasileiro pelo Fluminense e com passagens por Vasco e diversos times do Rio, tendo disputado o campeonato carioca deste ano pelo Boavista; o atacante Ademilson (44 anos), com passagens no começo dos anos 2000 por Botafogo e Fluminense, além de aventuras no futebol mexicano e belga e uma verdadeira idolatria em Juiz de Fora, seja pelo Tupi, onde foi campeão brasileiro da Série D em 2011, ou pelo Tupynambás, ondem ganhou a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro em 2016 e onde também disputou a Primeira do Mineiro deste ano, fazendo inclusive 4 gols (2 no Vilanova, 1 na Patrocinense e 1 no Atlético MG) e sendo um dos destaque da equipe; além do volante Leandro Salino (34 anos) que despontou pelo Ipatinga, passou por Flamengo e conseguiu uma sólida carreira de 10 temporadas na Europa, disputando cinco Ligas dos Campeões e três Europa Leagues. Tem os seguintes títulos: Taça da Liga de Portugal 2012/13, Vice Campeão da Liga Europa 2010/11, 3x Campeão Grego 2013/14 – 14/15 e 15/16, Campeão da Taça Grega 2014/15, Campeão Mineiro de 2005, Campeão Carioca de 2007 e Campeão Baiano de 2017.

 

Ainda fazem parte do elenco os laterais Douglas Alexandre, Michel Benhami, Henrique e Dudu; os zagueiros Ricardo Lucena, Euller, Silvão e Pierre; os volantes Lucas, Jorginho Magé, Marcel e Léo Salino (irmão de Leandro); os meias Wellington Rato, Marcelo Cabral e Matheus Pimenta; e os atacantes Joãozinho, Baianinho, André Carreiro e Lê.

 

Títulos: 5 (1981, 1982, 1983, 1984 e 1996).

 

Bonsucesso Futebol Clube (Ubá). Outro tradicionalíssimo representante ubaense no grupo é a turma da “Torcida A Furiosa”, que já movimenta com muita força o Bairro Palmeiras e promete criar um verdadeiro caldeirão a quem for visitar o clássico Estádio Sílvio Braga.

 

 

Talvez a contratação de mais nome de todo o regional foi confirmada na véspera da competição. Ibson, de 35 anos, foi revelado pelo Flamengo, jogou ainda por Santos e Corinthians, além de ter passagens fortes no futebol e uma imensidão de títulos. Campeão Brasileiro e 4 vezes Carioca pelo Flamengo, Paulista pelo Santos, 2 Recopas Sulamericanas por Santos e Corinthians, 2 Campeonatos Portugueses e 1 Taça de Portugal pelo Porto e ainda eleito o Craque do Brasileirão como melhor meia no ano de 2007 pelo Flamengo.

 

O time do técnico Emiliano promete vir forte, com apoio de suas já tradicionais categorias de base mesclada com outros atletas contratados para a competição, como o lateral direito João Pedro; o volante Sidney Nery, com passagens por diversos times do Rio de Janeiro e também pelo futebol português; o meia Danilo Cortet, com base no Atlético Mineiro, passagem pelo futebol alemão e destaque por NAC de Muriaé, Tombense e Tupi; e também o atacante de lado de campo Humberto Silva, ex Tupi.

 

Títulos: 1 (2006).

 

Sport Clube Guiricema (Guiricema). O tricampeão mobiliza completamente a pequena cidade de Guiricema e tem uma das camisas mais pesadas de todo o Campeonato Regional, sempre com a expectativa de ter o Estádio Boanelgis Villas Boas lotado.

 

 

O time anunciou várias contratações para o campeonato, a grande maioria já identificada com o time e a cidade. O time base deve ter o goleiro Gustavo Pires; os laterais Nunu e Jefferson Telles; os zagueiros Vagner Eugênio e Athyla; os volantes Adriano e Léo Carioca; os meias Diego Sales, Leandro Chaves, Vanor e Kakado; e os atacantes Mateus, Jonathan e Juninho Bolt.

 

Títulos: 3 (1997, 2001 e 2003).

 

Operário Futebol Clube (Cataguases). Equipe mais tradicional de Cataguases conta com o apoio da torcida e da cidade para encher o Estádio Carlos Peixoto nos jogos em casa.

 

 

O jogador mais renomado da equipe é o volante, capitão e presidente do clube Joãozinho. Natural de Miraí, mas criado em Cataguases e revelado no Operário, João Batista (44 anos) foi um dos primeiros brasileiros a desbravar o fanático futebol turco e se deu muito bem por lá. No Brasil atuou por União São João de Araras e Criciúma, na Turquia passou primeiro pelo Gaziantespor até chegar na equipe mais tradicional do país para virar ídolo no Galatasaray, onde foi campeão turco e jogou com toda a base da seleção do país, que deu muito trabalho para o Brasil na Copa de 2002. O sucesso foi tanto que teve dupla nacionalidade, passando a se chamar Mertol Karatay no país Europeu. O volante passou uma temporada no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, jogando ao lado dos brasileiros Elano, Jadson, Matuzalém e Brandão, antes de voltar para a Turquia, passando por Konyaspor e Kasimpasa até se aposentar em 2009 após 10 anos de futebol europeu com 4 Ligas dos Campeões da Europa no currículo.

 

O time ainda contará com reforços pontuais, mas já se destacam o goleiro Serginho, o lateral direito Hugo e a dupla de ataque, Matheus, um dos jogadores mais decisivos e habilidosos da equipe e Matheusinho, o camisa 9 fazedor de gols.

 

1ª Rodada: Aymorés x Operário – Ubá – 14:00.

Sport x Bonsucesso – Guiricema – 15:00.

 

TABELA

 

A tabela completa do Campeonato Regional da Liga Atlética Ubaense pode ser baixada AQUI e estará disponível na home do nosso site.

 

(OBS: A quantidade de informações de cada time se dá de acordo com o que cada um deles disponibiliza em redes sociais, sites e informativos, estamos à disposição para complementar qualquer dado).

 

Informações sobre títulos e história foram apuradas diretamente com a Liga Atlética Ubaense e também com o auxílio de Victor Arrighi, administrador de perfil destinado ao Regional no Instagram.

 

Acompanhem todas as novidades e informações no Instagrm @regionallau2019 e também @onoticiariouba e @arenalider . Além do programa Arena Líder, toda segunda-feira às 20h na Rádio Líder FM 103,5, com cobertura exclusiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaque
Please reload

Últimas
Please reload

Facebook

JORNAL O NOTICIÁRIO © 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS