População questiona ausência de "recuperados" em boletins do Coronavírus

11/05/2020

 

Em razão de diversos questionamentos a respeito do número de infectados pelo coronavírus que foram curados, a equipe do O Noticiário entrou em contato com representante da Prefeitura a respeito do protocolo de epidemiologia para esta categoria, mas ainda sem resposta oficial pela Secretaria de Saúde . O que se sabe é que o padrão adotada por Ubá é o mesmo de outras cidades do país - tal qual o boletim sobre a Dengue, que também não informa esses números -, o Ministério da Saúde, apesar de divulgar os dados de "recuperados", não informa qual parâmetro adota para tal.

 

Por outro lado, a forte demanda a respeito desses dados deve fazer com que a Prefeitura de Ubá inclua, em seu boletim, o número de "recuperados", partindo de pressupostos como determinado número de dias em isolamento domiciliar de forma assintomática. Mas ainda sem prazo para isso acontecer.

 

A explicação para a falta desses dados pode estar ligada ao fato de que há casos de pessoas que depois de mais de um mês assintomáticas que ainda apresentam resultado positivo quando testadas para COVID. "Cientificamente, existe um entendimento que não é um dado 100% confiável, uma vez que nós não repetimos exame com essa finalidade. Mas existe um clamor popular. Estamos tentando encontrar uma alternativa confiável e que seja fiel à realidade”, afirmou uma fonte ligada à administração municipal. Por outro lado, a partir da interpretação do boletim diário publicado, que informa o número de óbitos igual a zero, é possível deduzir esse número, acompanhando há quanto tempo os casos testaram positivo.

 

Os dados atualizados pelo Ministério da Saúde indicam que o Brasil ultrapassou a marca de 60 mil curados do coronavírus. No total, o País atingiu a marca de 64.970 pacientes já recuperados (dados de 11 de maior) — 40 % do total. 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaque
Please reload

Últimas
Please reload

Facebook

JORNAL O NOTICIÁRIO © 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now