A Fupac-Ubá teve um projeto aprovado para aplicação no município através do programa Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI), projeto que apoia o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior do estado.
A iniciativa proposta pela Fupac, idealizada pela professora Suymara Toledo Miranda, vislumbra atuação em três frentes. Uma delas é a implantação de uma proposta sustentável de captação de água de chuvas para fins não potáveis, como, por exemplo, para descargas sanitárias, irrigação de plantas e jardinagens e limpezas de pátios. Os estudos serão realizados pelos alunos de Engenharia Civil e Produção nas escolas estaduais de Ubá. Também vão participar da iniciativa alunos dos cursos de administração e ciências contábeis, responsáveis pelos cálculos dos custos do projeto.
De acordo com Suymara, o projeto de captação da água de chuva funciona “como viés de estudo com os alunos da escola para a necessidade de preservação da água, do meio ambiente e para a geração de economia”.
Outra frente da iniciativa se debruça sobre a coleta seletiva e a reciclagem. O projeto da Fupac-Ubá pretende elaborar ações de coleta de materiais recicláveis, como garrafas PET e latinhas, trazidos pelos alunos das escolas, que serão vendidos nas cooperativas de materiais reciclados da região.
A professora do curso de engenharia destaca que tal proposta “evidencia as diferentes formas do empreendedorismo sustentável”.
Também pensando no empreendedorismo sustentável, o projeto da Fupac-Ubá vai distribuir mudas nas escolas para trabalhar o conceito do empreendedorismo sustentável. Segundo Suymara, esta parte da iniciativa busca refletir sobre “o processo de urbanização e de ocupação de novas áreas que culmina em alterações do uso do solo. As consequências desse processo se refletem na perda de cobertura vegetal, além de alterações microclimáticas”.
Além de promover a interação entre a faculdade e a sociedade. O projeto contribui, conforme a professora, para a aplicação dos conteúdos aprendidos em sala de aula na prática e estimula o desenvolvimento dos alunos.
Suymara descreve ainda que os principais impactos pretendidos pela iniciativa são a conscientização dos alunos das escolas sobre o empreendedorismo sustentável e, a longo prazo, a coleta da água das chuvas e sua utilização para fins não potáveis nas escolas e a redução da produção e descarte excessivos, assim como a destinação final no solo, em aterros sanitários e lixões dos materiais coletados.
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