O WhatsApp encerra sua compatibilidade com dispositivos Android 4.1 (Jelly Bean) a partir desta terça-feira (24). Como resultado, celulares que ainda operam nesta versão não poderão mais acessar ou atualizar o aplicativo de mensagens. A medida faz parte da política anual do WhatsApp de descontinuar o suporte para sistemas operacionais mais antigos.
Para continuar utilizando o WhatsApp, os usuários de Android agora precisam ter a versão 5.0 (Lollipop) ou superior do sistema operacional. Por outro lado, os usuários de iPhone (iOS) não enfrentarão mudanças, já que o WhatsApp ainda oferece suporte para o iOS 12 ou versões mais recentes.
O WhatsApp esclareceu que notifica os usuários com antecedência sobre o encerramento da compatibilidade. A decisão de descontinuar o suporte para versões mais antigas de sistemas operacionais é uma prática comum para muitos aplicativos, uma vez que dispositivos mais antigos podem não ter as atualizações de segurança necessárias para manter o funcionamento seguro e eficiente do aplicativo.
A Meta, empresa proprietária do WhatsApp, e o Google, responsável pelo sistema operacional Android, não divulgaram uma lista específica de dispositivos afetados por essa mudança.
Como saber a versão do Android
Por conta de mudanças feitas pelas fabricantes, os passos para descobrir a versão do Android podem ser diferentes em cada celular. Confira como encontrar a informação em celulares de duas marcas:
Samsung
Abra as "Configurações";
Clique em "Sobre o telefone";
Clique em "Informações do software";
Busque por "Versão Android".
Motorola
Motorola
Abra as "Configurações";
Clique em "Sistema";
Clique em "Sobre o dispositivo";
Busque por "Versão do Android".
Mín. 18° Máx. 29°