Terça, 18 de Junho de 2024
28°

Tempo limpo

Ubá, MG

Educação Fique sabendo

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

O prazo já havia sido flexibilizado para os candidatos do Rio Grande do Sul, em razão do desastre climático que atinge o estado, mas foi agora ampliado para todo o Brasil.

10/06/2024 às 11h09 Atualizada em 13/06/2024 às 14h24
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Foto: Reprodução/ Folhapress
Foto: Reprodução/ Folhapress

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nas mídias sociais a prorrogação das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o dia 14 de junho. Inicialmente previstas para serem encerradas na última sexta-feira (7), a extensão do prazo contempla agora todos os candidatos em território nacional.

Anteriormente, o prazo já havia sido estendido para os participantes do Rio Grande do Sul devido aos impactos do desastre climático no estado. Agora, a medida foi ampliada para alcançar todo o Brasil. Para efetuar a inscrição, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br.

"Santana destacou que os estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante", afirmou o ministro. As datas das provas estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, poderá ser quitada até o dia 12 de junho pelos estudantes não isentos. O pagamento pode ser efetuado por meio de pix, cartão de crédito, débito, em conta corrente ou poupança, além de boleto, que pode ser emitido na própria Página do Participante, onde também está disponível o QR Code.

No Rio Grande do Sul, os moradores têm isenção da taxa de inscrição. Da mesma forma, os concluintes do ensino médio em escolas públicas estão isentos do pagamento.

Segundo informações do Ministério da Educação, em estados como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública estão inscritos no Enem. No Rio Grande do Sul, apesar dos desafios decorrentes das enchentes, mais de 70% dos formandos da rede pública já realizaram a inscrição, conforme dados do MEC. O número total de inscritos ainda não foi divulgado pela pasta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias