Terça, 18 de Junho de 2024
26°

Tempo limpo

Ubá, MG

Tecnologia Tecnologia

Celular em 'modo ladrão': Brasil é o 1º país a receber novo recurso antirroubo do android

O Brasil é pioneiro na implementação desse recurso, que estará em fase de testes em julho para um grupo seleto de usuários.

11/06/2024 às 14h49 Atualizada em 18/06/2024 às 15h29
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução/ Freepik
Foto: Reprodução/ Freepik

O Google anunciou nesta terça-feira (11) a introdução do "modo ladrão" no Android, uma inovação apresentada inicialmente no evento Google I/O 2024. Desenvolvida para combater roubos de celulares, essa nova funcionalidade bloqueia a tela do dispositivo ao detectar que ele foi arrancado abruptamente da mão do usuário.

O Brasil é pioneiro na implementação desse recurso, que entrará em fase de testes em julho para um grupo seleto de usuários. Para utilizar a nova função, os aparelhos devem operar com o Android 10 ou superior.

A confirmação do lançamento no Brasil ocorreu durante o Google For Brasil 2024, evento anual em que a gigante da tecnologia apresenta suas novidades para o mercado brasileiro.

O Google explicou que o "modo ladrão" utiliza inteligência artificial em conjunto com o acelerômetro do celular – sensor responsável por medir vibrações e acelerações – para identificar ações de roubo. Quando o aparelho é puxado da mão do usuário, a tela é automaticamente bloqueada e só pode ser desbloqueada com a senha.

A tecnologia é capaz de detectar diferentes modalidades de fuga, seja a pé, de bicicleta, moto ou carro. Após a tentativa de roubo, uma mensagem é exibida na tela do dispositivo: "Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias