O atleta juiz-forano Luiz Maurício Dias da Silva vai disputar a final do lançamento de dardo em Paris. O brasileiro avançou em quarto no Grupo B da disputa, em sexto geral, na manhã desta terça-feira, com a marca de 85m91. Luiz Maurício da Silva fez história ao quebrar o recorde sul-americano, que pertencia a ele mesmo de 85m57. A final será realizada na quinta-feira, às 15h25 (de Brasília).
Luiz Maurício da Silva chegou em alta em Paris após alcançar 85m57 e conseguir o índice Olímpico para Paris 2024 com o recorde sul-americano em disputa do Troféu Brasil de Atletismo 2024, em junho. Agora, o brasileiro melhora a marca e ainda terá a final pela frente.
O atleta é ex-integrante do Projeto de Extensão de Atletismo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Trajetória em JF
Luiz Maurício deu início à sua jornada no projeto de extensão Atletismo UFJF em 2011. Na época, ele acompanhava a mãe, então aluna do projeto de extensão da Faefid voltado à prática de natação. Dessa forma, o atleta foi introduzido ao ambiente esportivo da Universidade. Logo, o jovem se destacou por sua habilidade e potencial.
Ao longo de nove anos de treinamentos na UFJF, Luiz competiu em diversas provas, como corrida, velocidade, resistência, salto e lançamento de dardos. Foi nesta última modalidade que ele encontrou seu foco principal, alcançando notáveis conquistas nacionais e internacionais, como campeão sul-americano, pan-americano e participante do Mundial sub-20, além de se consagrar campeão adulto.
Mín. 17° Máx. 23°