Uma escola de Carangola, a 180km de Ubá, decidiu tomar uma medida para reduzir as distrações causadas pelos celulares durante as aulas. Desde agosto, após o retorno das férias, os alunos da Escola Estadual João Belo de Oliveira deixam seus celulares em uma "caixa coletora" antes de entrar em sala. “Sempre tínhamos que advertir os alunos para pararem de usar o celular, mas desde a implantação da caixa, eles já entram na sala e deixam o aparelho no suporte, o que permite um aprendizado mais eficiente”, afirmou o professor Juciano Ricardo ao G1.
Professores e pais notaram mudanças significativas: os adolescentes estão mais concentrados nas atividades e participativos nas discussões. O diretor Renato Torres destacou ainda a conscientização sobre o uso adequado dos dispositivos. “Melhoramos a participação dos alunos, a frequência, as notas e houve uma redução nas ocorrências disciplinares”, observou.
A estudante Carolayne Pacheco também percebeu mudanças na interação com os colegas. “Tive receio de deixar o celular, mas me acostumei e vejo como a ideia foi positiva. Sinto que trouxe mais concentração e interação. Nos intervalos, muitos preferem jogar baralho ou jogos de tabuleiro, promovendo uma interação real”, concluiu.
Mín. 20° Máx. 33°