Terça, 14 de Janeiro de 2025
20°

Tempo nublado

Ubá, MG

Polícia Policial

Quatro médicos são presos em operação que investiga fraudes e manipulação de escalas na Zona da Mata

Ação investiga crimes em hospitais de Leopoldina e Além Paraíba, com mandados de prisão, afastamento e apreensão cumpridos.

13/12/2024 às 10h02 Atualizada em 18/12/2024 às 15h21
Por: Redação Fonte: Ministério Público de Minas Gerais
Compartilhe:
Foto: Foto: MPMG/Divulgação
Foto: Foto: MPMG/Divulgação

Quatro médicos foram presos na manhã desta quinta-feira (12), durante a operação "Onipresença", realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A ação investiga uma associação criminosa que envolve profissionais do corpo clínico e da administração do hospital Casa de Caridade Leopoldinense, conveniado ao SUS, além de outras instituições de saúde na região.

Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária, seis ordens de afastamento de funções e 20 mandados de busca e apreensão em dois hospitais e uma clínica de anestesiologia nas cidades de Leopoldina e Além Paraíba.

As investigações apontaram irregularidades graves, como plantões simultâneos em locais diferentes, cirurgias eletivas realizadas em dias de plantões de urgência e anestesias simultâneas. A distância de 55 km entre a Casa de Caridade Leopoldinense, em Leopoldina, e o Hospital São Salvador, em Além Paraíba, evidenciou o problema.

Durante as apurações, foram descobertas fraudes, manipulação de escalas médicas, falsidade ideológica e até subtração de materiais cirúrgicos. Pacientes foram expostos a riscos concretos devido a essas práticas. Os crimes incluem peculato, falsidade ideológica, associação criminosa e exposição à saúde e à vida.

A operação envolveu promotores de Justiça, servidores do MPMG, além de policiais civis e militares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias