A Câmara Municipal de Viçosa aprovou, na reunião da última segunda-feira (25), o Projeto de Lei (PL) nº 05/2025, que institui a Festa do Doce de Leite Viçosa e a inclui no calendário oficial de eventos do município. A proposta, de autoria da vereadora Vanja Honorina (União), segue agora para sanção do prefeito.
Durante a sessão, os vereadores também aprovaram outros dois projetos relacionados ao tradicional produto local. Um deles declara o Doce de Leite Viçosa como Patrimônio Cultural Imaterial do Município, enquanto o outro estabelece o dia 30 de agosto como o "Dia do Doce de Leite Viçosa".
As iniciativas têm como objetivo valorizar um dos principais símbolos da cidade, reconhecido nacional e internacionalmente pela sua qualidade. A expectativa é que a criação da festa contribua para o fortalecimento da cultura local, além de impulsionar o turismo e a gastronomia regional.
Produzido pela Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), ligada à Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Doce de Leite Viçosa já venceu dez edições do Concurso Nacional de Produtos Lácteos, sendo considerado o melhor do Brasil.
Em maio de 2023, o município foi oficialmente reconhecido como a Capital Estadual do Doce de Leite, por meio da Lei Estadual nº 24.218/2023. Além disso, o doce também é considerado Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, conforme estabelece a Lei nº 24.033.
Mín. 20° Máx. 28°