Termina nesta sexta-feira, 6 de junho, o prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública estadual de Minas Gerais devem se inscrever exclusivamente pela Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante).
Neste ano, os estudantes concluintes da rede estadual contam com uma inscrição pré-preenchida. Ao acessar o sistema com CPF e data de nascimento, os dados já estarão disponíveis — restando apenas a escolha da língua estrangeira (inglês ou espanhol). A medida busca agilizar o processo para cerca de 195 mil estudantes mineiros.
A taxa de inscrição não será cobrada para esses alunos, mesmo para aqueles que não solicitaram isenção antecipadamente, conforme orientações do Ministério da Educação. Estudantes do 1º e 2º anos também podem se inscrever como treineiros, com participação sem efeito para ingresso no ensino superior.
Para apoiar a preparação dos candidatos, o Governo de Minas oferece a plataforma Enem MG, que disponibiliza gratuitamente videoaulas, simulados, trilhas de estudo personalizadas, correção de redações e um simulador de nota. A ferramenta é fruto de parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) com a editora Estudo Play.
Além da plataforma, a SEE/MG organiza simulados e ações pedagógicas ao longo do ano. Em maio, mais de 700 mil estudantes participaram de um teste de redação. Outro simulado oficial está previsto para o segundo semestre, além de aulões e outras atividades preparatórias.
Um desses aulões será realizado também na sexta-feira (6/6), no município de Paracatu, com resolução de questões e dinâmicas para incentivar o ingresso no ensino superior. As aulas ao vivo da Maratona Enem são transmitidas de segunda a sexta-feira, às 14h, pelo YouTube da Educação, canal 2 da Rede Minas e pela plataforma Enem MG, que também está disponível em aplicativo para celular.
O Enem 2025 será realizado nos dias 9 e 16 de novembro. As provas abrangem quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e uma redação.
Além de ser a principal porta de entrada para o ensino superior público, o Enem também pode ser usado como forma de certificação do ensino médio para maiores de 18 anos. Nesse caso, é necessário atingir pelo menos 450 pontos em cada área e 500 pontos na redação.
A SEE/MG orienta que todos os estudantes aptos façam a inscrição dentro do prazo e aproveitem os recursos gratuitos para garantir uma preparação de qualidade.
Mín. 14° Máx. 26°