Terça, 19 de Maio de 2026 00:28
32 99868-6047
Educação Educação

Uemg de Ubá contabiliza prejuízos após enchentes e aguarda recursos para reconstrução

Situação da unidade foi destaque em audiência na ALMG, que debateu impactos das chuvas na Zona da Mata

20/03/2026 10h13 Atualizada há 2 meses atrás
Por: Redação Fonte: ALMG
Foto: William Dias/ALMG
Foto: William Dias/ALMG

As enchentes que atingiram a Zona da Mata e seus desdobramentos foram tema de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada nesta quinta-feira (19). A reunião foi solicitada pelos deputados Bella Gonçalves (PSOL) e Betão (PT) e contou com a participação de moradores afetados pelos temporais ocorridos em fevereiro de 2026.

Durante o encontro, a situação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em Ubá ganhou destaque. A diretora da unidade, Kelly da Silva, apresentou imagens dos danos provocados pelas chuvas, que atingiram laboratórios e a biblioteca. Segundo ela, os prejuízos chegam a milhões de reais. A unidade atende cerca de 400 estudantes.

“Estamos pedindo socorro. Com toda a precariedade, a gente faz a nossa parte”, afirmou a diretora ao relatar as dificuldades enfrentadas pela instituição após o desastre.

De acordo com a reitora da Uemg, Lavínia Rosa Rodrigues, foi solicitado o montante de R$ 20 milhões para dar início às obras de infraestrutura necessárias para a construção de uma nova sede. Em resposta, a deputada Bella Gonçalves anunciou a destinação de R$ 500 mil por meio de emenda parlamentar, além de afirmar que busca apoio de outros parlamentares para ampliar os recursos.

A deputada federal Ana Pimentel (PT) destacou que a liberação de verbas adicionais depende da aprovação de uma medida provisória em tramitação no Congresso Nacional, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ela, há mobilização para garantir a aprovação e viabilizar o envio de recursos à região.

Ana Pimentel também ressaltou a atuação da Prefeitura e do Governo Federal diante da situação, elogiando a rapidez nas ações adotadas após as enchentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ubá, MG
Atualizado às 00h28
20°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 26°

20° Sensação
1.11 km/h Vento
92% Umidade do ar
100% (13.56mm) Chance de chuva
Amanhã (20/05)

Mín. 19° Máx. 21°

Chuva
Quinta (21/05)

Mín. 19° Máx. 21°

Chuvas esparsas
Ele1 - Criar site de notícias