Sexta, 07 de Maio de 2021
32988505633
Saúde Saúde

Você realizou transfusão de sangue antes de 1992?

Se sim, saiba porque você deve procurar um médico especialista

26/04/2021 17h09 Atualizada há 2 semanas
162
Por: Redação Fonte: Dra Caroline Caputo @carolinecaputo1
Você realizou transfusão de sangue antes de 1992?

Se você já realizou transfusão sanguínea antes de 1992, você deve procurar um especialista pra fazer uma investigação laboratorial do vírus da Hepatite C.⠀Mas, por quê?⠀

Porque antes de 1992, a hepatite C não era conhecida e os bancos de sangue portanto não tinham triagem dessa patologia na realização das transfusões sanguíneas. Muitas pessoas adquiriram o vírus dessa forma e, como a mesma é silenciosa, podem permanecer sem saber por muitos anos até que se tenha complicação da doença que é a Cirrose Hepática. 

Portanto, se você está nessa situação, não deixe de procurar um profissional especializado.

Hepatite C

Hepatite é um termo que significa inflamação do fígado. Diversas situações podem causar hepatite, incluindo medicamentos, toxinas, abuso de álcool, doenças autoimunes e diversos tipos de infecções, incluindo as hepatites virais, que são as causas mais comuns.

A hepatite C é um tipo específico de hepatite viral, provocada pelo vírus HCV (vírus da hepatite C). Apesar de terem nomes parecidos, serem provocadas por vírus e atacarem o fígado, as hepatites A, B, C, D e E são doenças diferentes, causadas por vírus diferentes, com formas de transmissão e evolução clínica distintas. A infecção pela hepatite C ocorre habitualmente em duas fases: infecção aguda e infecção crônica.

A infecção aguda costuma ser assintomática na maioria dos pacientes. Esta fase pode durar até seis meses e apresenta níveis elevados do vírus C no sangue. A fase aguda termina quando os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico conseguem controlar a multiplicação do vírus.

Apesar da ação do sistema imunológico, somente cerca de 15 a 20% dos pacientes conseguem ficar efetivamente curados do vírus. Os outros cerca de 85% evoluem para hepatite C crônica. Segundo a organização mundial de saúde existem cerca de 71 milhões de pessoas cronicamente infectadas pelo vírus C em todo o mundo.

A hepatite C crônica é uma infecção que pode permanecer silenciosa até fases avançadas. A destruição do fígado ocorre lentamente, e, às vezes, os sintomas só surgem 20 anos depois da contaminação. Isso explica por que boa parte dos pacientes infectados pelo vírus C não sabem que estão doentes. Até 1/3 dos pacientes com hepatite crônica acabam desenvolvendo cirrose hepática.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dra. Caroline Caputo
Sobre Dra. Caroline Caputo
Dra. Caroline Caputo Costa - Médica gastroenterologista Atua nas áreas de Gastroenterologia, Hepatologia e Endoscopia Digestiva
Ubá - MG
Atualizado às 18h45 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 33°

25° Sensação
13.1 km/h Vento
59.5% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (08/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias