Seis casais oficializaram suas uniões civis durante a 5ª edição do Casamento Comunitário promovido pelo UNIFAGOC, em Ubá. A cerimônia foi realizada no Auditório Ary Barroso, com a presença de familiares, amigos, representantes da instituição e integrantes da comunidade. A iniciativa é destinada a casais em situação de vulnerabilidade social, oferecendo a possibilidade de formalizar o casamento sem custos com taxas e emolumentos cartorários.
A celebração contou com a tradicional entrada dos noivos ao som da marcha nupcial, decoração especial e registros fotográficos após a oficialização dos casamentos. O evento também foi transmitido ao vivo pelo canal TV UNIFAGOC, no YouTube.
Nesta edição, oficializaram suas uniões os casais Gabriela de Paulo Martins e Nathan Antônio Balbino; Ágata Alves da Silva e José Cláudio Furtado; Elisângela Ribeiro da Silva e Alexander da Silva Mateus; Aline Aparecida da Silva e Dalvan de Oliveira; Suelen Pizziolo Siqueira e Emanuely Maia da Silva; e Paola Gazolla Batalha e Caio Augusto Ribeiro Ferreira.
A cerimônia teve a participação do vice-reitor de Graduação do UNIFAGOC, Dr. Leonardo Couto, e da diretora do curso de Estética e Cosmética, Dra. Denise Coutinho Miranda. O cerimonial foi conduzido por Maycon Douglas.
Além de possibilitar a regularização das uniões civis, o Casamento Comunitário também funciona como atividade prática para estudantes da instituição. A quinta edição envolveu os cursos de Direito, Estética e Cosmética e Biomedicina, em parceria com o Cartório de Registro Civil de Ubá e outros apoiadores.
No curso de Direito, a iniciativa integra o calendário da disciplina de Direito de Família, ministrada pela professora Dra. Clarissa Machado Felício, que também dirige o curso. Durante a preparação do evento, os acadêmicos acompanharam procedimentos relacionados à formalização do casamento civil e à garantia de direitos familiares.
Já os estudantes e professores de Estética e Cosmética participaram da preparação dos casais, oferecendo cuidados de beleza para a cerimônia. A atividade permitiu a aplicação prática de conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica.
A realização também contou com a colaboração de profissionais e parceiros responsáveis por serviços como decoração, música, organização e cerimonial.

O Casamento Comunitário busca facilitar o acesso ao casamento civil para pessoas que enfrentam dificuldades financeiras para arcar com os custos da formalização. Além do reconhecimento legal da união, o procedimento assegura direitos e deveres previstos na legislação brasileira.
Para o UNIFAGOC, a iniciativa também representa uma oportunidade de aproximar a formação universitária das necessidades da população. Ao envolver estudantes e professores na organização, o projeto combina atividades acadêmicas com atendimento à comunidade.
Com a realização da quinta edição, o Casamento Comunitário mantém sua proposta de ampliar o acesso à formalização das uniões e proporcionar aos estudantes experiências práticas relacionadas às suas futuras profissões.
Educação Prefeitura de Ubá abre cadastramento escolar para Educação Infantil e Ensino Fundamental de 2027
Educação UNIFAGOC passa a oferecer orientação contábil e fiscal gratuita à população de Ubá
Educação Vestibular UNIFAGOC acontece neste sábado com transporte gratuito para candidatos de Ubá e região
Educação Inscrições para o cadastro escolar de 2027 estão abertas em Ubá; prazo termina em 13 de novembro
Educação Estudo de engenheiro ubaense aponta limitações no Ribeirão Ubá e propõe soluções para reduzir inundações
Educação Hospital Santa Isabel, oferece 13 vagas para residência médica; inscrições terminam dia 15 Mín. 20° Máx. 25°
Mín. 20° Máx. 29°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva
Dra. Caroline Caputo Barriga inchada e excesso de gases? Exame respiratório realizado em Ubá ajuda a investigar causas dos sintomas
Conexão & Opinião Respeitar a democracia, sem abrir mão da liberdade de questionar
Do Arquivo | O Noticiário Em 2005, prefeito de Ubá anunciava pagamento de servidores, mas descartava verba para o Carnaval
Cinema “Feito Pipa” estreia no Cine Ritz de Ubá com ingresso a R$ 10 e uma ajudinha para o cinema nacional decolar