Os interessados em votar nas eleições de outubro tem até hoje (04) para emitir ou regularizar o título de eleitor. Esse é o prazo legal para que a Justiça Eleitoral conclua o cadastro de todo o eleitorado apto a votar nas eleições.
O Cartório da 275ª Zona Eleitoral atenderá os interessados em Ubá de 12 às 18 horas. O Cartório fica na av. Governador Valadares, n° 786, Centro. Os eleitores podem tirar suas dúvidas também em atendimento telefônico disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a partir do Disque Eleitor. O número para contato é o (31) 2116-3600 ou 148.
Por meio do site oficial TítuloNet, é possível verificar pendências no título de eleitor, requerer a primeira via do documento, fazer a transferência de município de votação e alterar dados pessoais.
Passo a passo para tirar a primeira via do título de eleitor
Para tirar o documento pela primeira vez, é necessário que o futuro eleitor informe, na página de requerimento do sistema Título-Net, a unidade da federação em que reside. Após esse procedimento, aparecem na tela informações sobre a digitalização dos documentos necessários. São solicitados:
uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação;
comprovante de residência atualizado;
certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.
Na página seguinte, em "Título de Eleitor", ao solicitar a primeira via, a pessoa precisa marcar a opção "não tenho" para prosseguir com o atendimento. Depois do envio dos dados, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. O acompanhamento da solicitação pode ser feito também pelo site.
Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral, devem conferir a situação junto à Justiça Eleitoral, também pela internet. Em seguida, é preciso acessar o sistema Título-Net, solicitar requerimento para o atendimento desejado e enviar a documentação necessária para regularização.
A partir desta quinta-feira (5), o cadastro eleitoral será fechado e alterações nos dados dos eleitores não serão permitidas. No dia 11 de julho, o TSE vai divulgar o número de eleitores aptos a votar no pleito deste ano.
*Com informações do G1 e Agência Brasil.
Mín. 11° Máx. 24°