Quinta, 19 de Maio de 2022
12°

Tempo aberto

Ubá - MG

Política Cidadania

Confira o passo a passo para tirar a primeira via do título de eleitor pela internet; prazo termina hoje (04)

Cartório Eleitoral de Ubá vai atender de 12 às 18 horas àqueles que preferirem fazer o procedimento de forma presencial.

04/05/2022 às 08h44 Atualizada em 16/05/2022 às 16h27
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Os interessados em votar nas eleições de outubro tem até hoje (04) para emitir ou regularizar o título de eleitor. Esse é o prazo legal para que a Justiça Eleitoral conclua o cadastro de todo o eleitorado apto a votar nas eleições.

O Cartório da 275ª Zona Eleitoral atenderá os interessados em Ubá de 12 às 18 horas. O Cartório fica na av. Governador Valadares, n° 786, Centro. Os eleitores podem tirar suas dúvidas também em atendimento telefônico disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a partir do Disque Eleitor. O número para contato é o (31) 2116-3600 ou 148.  

Por meio do site oficial TítuloNet, é possível verificar pendências no título de eleitor, requerer a primeira via do documento, fazer a transferência de município de votação e alterar dados pessoais. 

Passo a passo para tirar a primeira via do título de eleitor

Para tirar o documento pela primeira vez, é necessário que o futuro eleitor informe, na página de requerimento do sistema Título-Net, a unidade da federação em que reside. Após esse procedimento, aparecem na tela informações sobre a digitalização dos documentos necessários. São solicitados:

uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação;

comprovante de residência atualizado;

certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.

Na página seguinte, em "Título de Eleitor", ao solicitar a primeira via, a pessoa precisa marcar a opção "não tenho" para prosseguir com o atendimento. Depois do envio dos dados, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. O acompanhamento da solicitação pode ser feito também pelo site.

Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral, devem conferir a situação junto à Justiça Eleitoral, também pela internet. Em seguida, é preciso acessar o sistema Título-Net, solicitar requerimento para o atendimento desejado e enviar a documentação necessária para regularização.

A partir desta quinta-feira (5), o cadastro eleitoral será fechado e alterações nos dados dos eleitores não serão permitidas. No dia 11 de julho, o TSE vai divulgar o número de eleitores aptos a votar no pleito deste ano.

 

*Com informações do G1 e Agência Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias