Terça, 29 de Setembro de 2020
32 99903-0180
Política Eleições 2020

Corrida eleitoral aquece em Ubá

Dia 26 é a data limite para partidos e coligações solicitarem à Justiça Eleitoral o registro dos candidatos

16/09/2020 14h46 Atualizada há 5 dias
1.022
Por: Redação
Candidatos (conforme ordem no texto) que devem concorrer à Prefeitura de Ubá nas eleições deste ano. (Imagens: arquivo)
Candidatos (conforme ordem no texto) que devem concorrer à Prefeitura de Ubá nas eleições deste ano. (Imagens: arquivo)

As eleições municipais 2020 no Brasil estão marcadas para o dia 15 de novembro (primeiro turno) – O calendário aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), previa o primeiro turno em 4 de outubro, e o segundo, em 25 de outubro. Porém, as datas e os prazos do pleito precisaram ser adiados pela pandemia do novo coronavírus.

Esta quarta-feira, 16 de setembro, é a data limite estipulada pelo TSE para a escolha dos candidatos pelos partidos em convenções, que este ano puderam ser virtuais. Também ocorre a decisão sobre coligações, que em 2020 só podem ocorrer na disputa majoritária (para prefeitos). O próximo passo é o registro dos candidatos juntos à Justiça Eleitoral, que deve acontecer até o dia 26 deste mês. 

Diante deste cenário de definições, nomes começam a pipocar na cabeça do eleitor em Ubá e várias chapas já estão definidas. Nomes conhecidos do eleitor ubaense voltam à pauta como os ex-prefeitos e ex-deputados Vadinho Baião e Dirceu Ribeiro e outros menos conhecidos buscam a confiança do eleitorado, como o candidato do PT André Squizzato e Cabo Rominho, do PTC. O atual prefeito Edson Teixeira ainda não se pronunciou se concorrerá a reeleição.

Confira abaixo os prováveis candidatos à prefeitura de Ubá:

- André Squizatto (prefeito) e Paulo Veloso (vice) - PT

- Cabo Rominho (prefeito) e Dr. Carlos Alberto Coelli (vice) - PTC

- Dirceu Ribeiro (prefeito) e Dr. Valadão (vice) - Podemos 

- Dr. Itamar dos Santos (prefeito) e INDEFINIDO (vice) - PSL

- Edson Teixeira (prefeito) e Dr. Antônio Carlos Jacob (vice) - DEM / PDT

- José Silva (prefeito) e Aimar dos Santos Ribeiro (vice) - PROS / PMN

- Vadinho Baião (prefeito) e Professor Salomão (vice) - Avante / PSD

- Vicente Mota (prefeito) e Jair (vice) - Cidadania

(atualizado em 17/09 às 14:07h)

A partir do dia 27, a propaganda eleitoral estará permitida, inclusive na internet. No rádio a propaganda eleitoral começa no dia 9 de outubro e os partidos têm até o dia 27 de outubro pra divulgar o relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário, os recursos recebidos e os gastos feitos.

A eleição municipal de 2020 tem mudanças. O fim das coligações proporcionais, a alteração sobre a prestação de contas dos gastos com advogados e contadores e a suspensão da biometria são os destaques.

Fim das coligações proporcionais

Partidos devem indicar nominata própria de candidatos a vereador, com limite de até 150% do total de cadeiras da câmara do município. Na disputa majoritária, para prefeito, as coligações seguem permitidas. A mudança foi instituída em na Emenda Constitucional 97, aprovada em 2017.

Gastos com advogados e contadores

Os partidos vão poder pagar despesas de advogados e contadores sem que esses valores entrem no limite imposto aos gastos de campanha. Os partidos ainda vão precisar prestar contas desses gastos à Justiça Eleitoral. Os valores do fundo eleitoral e do fundo partidário, que também poderá ser parcialmente gasto na campanha, ainda serão definidos na lei orçamentária.

Suspensão da biometria nas eleições 2020

A identificação dos eleitores por biometria está suspensa nas eleições municipais neste ano. O TSE seguiu recomendação de um grupo de médicos e dos técnicos da corte, que constataram que a identificação por digital poderia representar até 70% do tempo gasto por eleitor para votar. A expectativa é que o veto à tecnologia reduza a criação de filas e de aglomerações, o que é recomendável por causa da pandemia do novo coronavírus.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ubá - MG
Atualizado às 05h07 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 36°

22° Sensação
14.4 km/h Vento
48.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Quinta (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias