O Ministério Público de Minas Gerais orientou gestores públicos a deixarem de utilizar recursos de colaboração entre perfis institucionais e contas pessoais nas redes sociais. De acordo com o órgão, a prática conhecida como “collab” pode gerar confusão entre a imagem da instituição pública e a figura privada de agentes políticos, além de indicar possível desvio de finalidade no uso dos canais oficiais.
A recomendação também estabelece que as publicações institucionais adotem linguagem informativa e voltada ao interesse público, evitando destaque excessivo à imagem de gestores ou mensagens que associem obras e serviços a realizações pessoais.
Segundo o Ministério Público, o uso de perfis oficiais para impulsionar o engajamento de contas privadas ou promover autoridades contraria o princípio da impessoalidade na administração pública. Como exemplo, o órgão cita o caso do município de Rio Casca, onde foi identificado o uso recorrente da ferramenta “collab” no Instagram entre o perfil da prefeitura e contas pessoais de integrantes da gestão.
O Ministério Público reforça que ações e políticas públicas devem ser comunicadas como dever do Estado, sem vinculação à imagem individual de agentes públicos.
Política “Temo pela minha vida e pela segurança da minha família”, afirma prefeito após ataques e denúncias de articulações políticas
Política Cabo Rominho critica administração municipal e expõe desgaste com prefeito Damato em entrevista
Política Proposta para barrar reeleição consecutiva na Mesa Diretora gera debate na Câmara de Ubá
Política Ministério Público arquiva investigação e aponta ausência de provas contra prefeito de Visconde do Rio Branco
Conexão & Opinião Governo enfrenta derrotas políticas e vê reprovação crescer no país
Política Vereador André Alves reage a declarações de ex-secretário e diz que “desafio foi feito à pessoa errada” Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 19° Máx. 21°
ChuvaMín. 19° Máx. 21°
Chuvas esparsas
Rosiane Souza - É Comunicando que se Vende Copa do Mundo: quando o evento movimenta muito mais do que o futebol
Momento Rural - André Ribeiro Calcário e gesso agrícola: aliados diferentes na fertilidade do solo
Coluna Philipe Cordeiro O varejo asiático não vende só produtos. Ele vende experiência, velocidade e obsessão pelo detalhe.
Conexão & Opinião Governo enfrenta derrotas políticas e vê reprovação crescer no país