A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Ambiente, promove,a partir desta segunda-feira, 1º de junho, até o dia 5 a Semana Municipal do Meio Ambiente 2026. A programação contará com ações de conscientização ambiental, educação sustentável e valorização da biodiversidade local, desenvolvidas em parceria com a ProBiodiversa Brasil e outras instituições.
Entre os principais destaques da Semana está a exposição “Tem Biodiversidade em Ubá?” , realizada pela ProBiodiversa Brasil em parceria com a Prefeitura de Ubá. A mostra acontece nos dias 1º, 2 e 3 de junho, das 8h às 18h, na Praça São Januário , reunindo conteúdo educativo, pesquisas ambientais e valorização dos saberes tradicionais do município.
O espaço contará com tótens informativos produzidos pelo Projeto ConectBio Ubá, apresentando estudos sobre a flora, fauna e etnobotânica de diferentes regiões do município. A exposição busca aproximar a população da riqueza ambiental ubaense e estimular a reflexão sobre a importância da preservação da biodiversidade local.
A programação também inclui a apresentação do livro “Biodiversidade Ubaense: a natureza que ainda resiste entre morros, cidades e histórias” , publicação desenvolvida a partir das ações do Projeto ConectBio Ubá. A obra reúne registros ambientais, pesquisas e relatos sobre os saberes tradicionais preservados nas comunidades locais, destacando a relação entre população, cultura e natureza no município.
Além da exposição e do lançamento do livro, a Semana Municipal do Meio Ambiente contará com outras ações voltadas à sustentabilidade, como a publicação de edital para construção de fossas sépticas em propriedades rurais, atividades educativas e iniciativas de conscientização ambiental.
Projeto ConectBio Ubá fortaleceu pesquisas e conservação ambiental
Em 2025, a ProBiodiversa Brasil realizou um amplo levantamento da biodiversidade no município de Ubá por meio do projeto ConectBio Ubá, aprovado no Edital de Projetos Ambientais do CODEMA 2024.
As pesquisas foram desenvolvidas em seis áreas estratégicas do município (Horto Florestal, Parque da Ligação, Aeroporto, Ubá Pequeno, Miragaia e Ubari), permitindo uma análise integrada da biodiversidade em diferentes contextos da paisagem local.
Os resultados evidenciaram a expressiva diversidade biológica ainda presente em Ubá, mesmo diante dos impactos históricos provocados pela expansão urbana, agricultura e fragmentação florestal. O levantamento registrou 92 espécies da flora, incluindo espécies ameaçadas, 143 espécies de aves, 30 espécies de herpetofauna com ocorrência de endemismos da Mata Atlântica, além da presença de mamíferos importantes para a manutenção dos processos ecológicos.
Um dos diferenciais do projeto foi a incorporação da dimensão etnobotânica, com o registro de cerca de 80 espécies vegetais utilizadas pelas comunidades locais. O estudo reforça a importância dos conhecimentos tradicionais na conservação da biodiversidade e na relação entre sociedade e meio ambiente.
Os resultados do ConectBio Ubá contribuem para o planejamento ambiental do município, subsidiando ações de conservação, gestão territorial e políticas públicas voltadas à sustentabilidade.
A publicação “Biodiversidade Ubaense: a natureza que ainda resiste entre morros, cidades e histórias” está disponível para download gratuito no site da Prefeitura.
Reconstrução Defesa Civil detalha situação das pontes destruídas e explica impasses para reconstrução da Cristiano Rôças
Trânsito Motoristas ignoram interdição e utilizam passeio de pedestres para atravessar trecho bloqueado na Beira-Rio
Clima Feriadão de Corpus Christi terá manhãs frias e tempo firme em Ubá
Meio Ambiente Produtores rurais de Ubá poderão se inscrever para receber fossas sépticas gratuitas
Reconstrução Obras da Copasa seguem em andamento para modernizar redes de água e esgoto em Ubá
Reconstrução Obras de contenção começam em mais 10 pontos de Ubá afetados pelas chuvas Mín. 12° Máx. 24°
Mín. 12° Máx. 23°
Tempo nubladoMín. 13° Máx. 23°
Tempo nublado
Momento Rural - André Ribeiro Dia Mundial da Segurança Alimentar: do campo à mesa com qualidade e saúde
Coluna Philipe Cordeiro O consumidor não quer mais escolher. Ele quer confiar.
Conexões Jovens promovem encontros de oração pela reconstrução de Ubá e convidam população para participar
Rosiane Souza - É Comunicando que se Vende Quem não é visto não vende. Mas quem aparece sem estratégia também não.