As obras de modernização das redes de distribuição de água e coleta de esgoto realizadas pela Copasa em Ubá seguem em andamento e fazem parte de um projeto voltado à redução de perdas no sistema de abastecimento e à otimização do sistema de esgotamento sanitário do município.
O trabalho prevê a substituição e a implantação de mais de 5.200 metros de tubulações em diferentes regiões da cidade. A proposta é substituir estruturas antigas por materiais mais resistentes, reduzindo o risco de vazamentos e aumentando a eficiência da infraestrutura.
Atualmente, as equipes atuam no calçadão da Rua São José e na Galeria Francisco Lauria, no Centro. Nesta fase, estão sendo modernizados trechos importantes das redes instaladas na área central de Ubá.
De acordo com a Copasa, as intervenções foram planejadas em conjunto com a Prefeitura de Ubá e incluem a ampliação da capacidade da rede para acompanhar o crescimento do município. As novas tubulações possuem maior diâmetro, o que deve contribuir para o aumento da vazão e da pressão nas ligações atendidas. Cerca de 150 ramais serão transferidos para as novas redes.
A companhia informa que o projeto busca aprimorar a regularidade e a qualidade dos serviços de abastecimento de água e também ampliar a cobertura do sistema de coleta de esgoto, com a implantação de novas redes.
A previsão é que as obras em execução na região central sejam concluídas ainda em junho. Já o projeto completo, que contempla mais de cinco quilômetros de novas tubulações em Ubá, tem conclusão prevista para dezembro de 2026.
Segurança Ubá e Rodeiro firmam parceria para formação de guardas municipais e ampliação do efetivo
Clima Defesa Civil alerta para chuvas intensas e temporais no Sudeste nos próximos dias
Reconhecimento Ubá institui Dia Municipal do Jipeiro e reconhece atuação da categoria
Cidade Prefeitura de Ubá lança ferramenta para acompanhar obras de reconstrução após as enchentes
Cidade Trecho da Beira-Rio passa a operar em mão dupla para avanço das obras de reconstrução
Cidade Prefeitura reafirma compromisso com asfaltamento entre Ubari e Miragaia, mas adia cronograma após enchente Mín. 15° Máx. 20°
Mín. 14° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 26°
Tempo limpo
Coluna Philipe Cordeiro A força que move Ubá também pode mover o seu negócio
Rosiane Souza - É Comunicando que se Vende O amor está no ar. E as vendas também.
Momento Rural - André Ribeiro Dia Mundial da Segurança Alimentar: do campo à mesa com qualidade e saúde
Conexões Jovens promovem encontros de oração pela reconstrução de Ubá e convidam população para participar