Sexta, 28 de Março de 2025
24°

Parcialmente nublado

Ubá, MG

Memória Memória

Desfiles cívicos: uma tradição que celebra a independência do Brasil

Confira algumas imagens históricas dos desfiles em Ubá na década de 70

07/09/2023 às 07h55 Atualizada em 12/09/2023 às 13h51
Por: Redação
Compartilhe:
Fotos: Arquivo Miguel Batista / Historiador
Fotos: Arquivo Miguel Batista / Historiador

Desde a Proclamação da Independência do Brasil em 1822, o dia 7 de setembro é celebrado como um dos feriados mais importantes do país. E uma das tradições mais marcantes desta data é o desfile cívico, que reúne milhares de pessoas em todo o país.

A história dos desfiles cívicos remonta ao início do século XX, quando o então presidente da República, Marechal Hermes da Fonseca, determinou que as comemorações do 7 de setembro deveriam incluir um desfile militar em todo o país. A ideia era celebrar a independência do Brasil e ao mesmo tempo demonstrar o poderio militar do país.

Com o passar do tempo, os desfiles cívicos foram se tornando cada vez mais populares e passaram a incluir não só as forças armadas, mas também escolas, bandas marciais, grupos folclóricos e outras organizações. Os desfiles se tornaram uma forma de demonstrar o patriotismo e a união do povo brasileiro em torno da nação.

Hoje em dia, os desfiles cívicos são realizados em praticamente todas as cidades do país no dia 7 de setembro. As escolas costumam ser as principais participantes, com seus alunos desfilando com uniformes e bandeiras. Também é comum a participação de grupos de escoteiros, clubes de serviço, associações de bairro e outras organizações civis.

Apesar das mudanças ao longo dos anos, os desfiles cívicos continuam sendo uma tradição importante para o povo brasileiro. Além de celebrar a independência do Brasil, os desfiles são uma forma de demonstrar o amor pela pátria e a união entre os brasileiros.

Confira algumas imagens dos desfiles cívicos realizados em Ubá na década de 70

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias