O ubaense Cristiano Alves de Araújo Roças, nascido em 1865, foi um médico e político que deixou um importante legado para a cidade. Ele foi prefeito de Ubá por duas vezes, em 1912 e 1914.
Roças era um homem de oposição, e sua primeira gestão foi marcada por conflitos com o então presidente da Câmara Municipal, Carlos Brandão, e o vice-prefeito, Peixoto Filho. Ele enfrentou resistências para implementar suas propostas, mas conseguiu realizar importantes obras, como a abertura de novas ruas, a inauguração de escolas mistas e a criação do Cemitério do Divino.
Em 1913, Roças foi eleito deputado estadual. No ano seguinte, retornou a Ubá e foi novamente eleito prefeito. Em sua segunda gestão, ele continuou a trabalhar para melhorar a cidade, com foco no saneamento e no abastecimento. Ele levou serviços de limpeza diária aos distritos e proibiu a abertura do comércio aos domingos.
Roças faleceu em 1914, aos 49 anos. Ele é considerado um dos prefeitos mais importantes da história de Ubá.
Algumas das principais ações de Roças como prefeito:
Roças é considerado um dos prefeitos mais importantes da história de Ubá. Ele deixou um legado de obras e ações que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.
Mín. 18° Máx. 28°