Sexta, 15 de Maio de 2026 02:21
32 99868-6047
Política Política

Vereadores questionam tentativa de mudança em relatoria de Projeto do Código Tributário em Ubá

Segundo governo, atualização da legislação garante arrecadação justa e benefícios diretos à população

12/09/2025 14h28 Atualizada há 8 meses atrás
Por: Redação
Reprodução Redes Sociais
Reprodução Redes Sociais

Na noite desta quinta-feira (11), os vereadores Gilson Pica-Pau, Soninha da Policlínica e José Roberto Filgueiras divulgaram, em suas redes sociais, um vídeo gravado de dentro da Câmara Municipal de Ubá ao lado da vereadora Jane Lacerda e Renatinho do São Domingos (veja aqui). No registro, os parlamentares acusam a base do governo de tentar alterar a relatoria do Projeto de Lei Complementar nº 6/2025, que institui o Código Tributário Municipal, com o objetivo de mudar o quórum de votação e facilitar a aprovação da proposta.

O vídeo mostra os vereadores visivelmente indignados com a situação. “Uma vergonha o que está acontecendo aqui na Câmara hoje. Tentaram forçar a mudança dos relatórios para mudar o código de votação... um processo totalmente antidemocrático”, declarou o vereador José Roberto.

Na legenda da publicação, os parlamentares reforçaram a crítica e afirmaram que decisões tomadas “às escondidas” podem impactar diretamente o bolso da população. Jane Lacerda também destacou preocupação com os possíveis efeitos do projeto: “A população tem que se manifestar aqui, ou então vai pagar tributos altíssimos no ano que vem”, disse.

O que diz o outro lado?

Em entrevista ao programa Conexão Líder, da Rádio Líder FM, nesta quinta-feira (11), os advogados Braúlio Lopes e Frederico Paschoalino detalharam pontos do projeto de reforma do Código Tributário que será votado. Segundo eles, a proposta corrige fragilidades apontadas pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais, moderniza a fiscalização e busca justiça fiscal, concentrando o aumento de carga sobre grandes contribuintes — como bancos, cartórios, grandes redes de saúde e educação —, enquanto preserva a população de menor renda.

Em defesa da proposta, representantes da base governista afirmam que o projeto não aumenta impostos, mas atualiza uma legislação de 2001, corrige perdas causadas pela inflação e traz benefícios diretos para a população, como:

  • ✔ Isenções de IPTU e ITBI em casos sociais e de saúde;

  • ✔ Apoio a microempreendedores, taxistas, motoristas de aplicativo, artesãos e feirantes;

  • ✔ Valorização de imóveis históricos e empreendimentos de interesse social.

Segundo o governo, a medida garante mais arrecadação justa, o que significa ampliar recursos para áreas essenciais, como saúde, educação e melhorias para toda a população.

Os vereadores da oposição, por sua vez, convocaram os cidadãos a participarem da sessão marcada para a próxima segunda-feira (15), às 19h, na Câmara Municipal. “Somos a maioria e precisamos mostrar a nossa força”, destacaram na postagem.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ubá, MG
Atualizado às 01h16
20°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 27°

20° Sensação
1.29 km/h Vento
90% Umidade do ar
100% (3.85mm) Chance de chuva
Amanhã (16/05)

Mín. 19° Máx. 24°

Tempo nublado
Domingo (17/05)

Mín. 18° Máx. 26°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias